quinta-feira, 10 de maio de 2018

[REC] 3: GÊNESIS


O filme espanhol do gênero terror [REC], que culminou em três sequências, resultando em 4 filmes onde os dois primeiros retratam uma situação em que um edifício havia ficado em quarentena devido a uma infecção que ali se espalhava. No entanto, o terceiro filme intitulado [REC] 3: Gênesis é uma história completamente diferente. Claro que como o próprio título sugere, poderíamos esperar o começo de toda a história, visto que em [REC] 1 e 2 nada sabemos sobre as origens dos zumbis macabros e como isso tem se espalhado. Então, ao assistir [REC] 3 estive esperando mais um complemento para a franquia. No entanto, o resultado foi frustrante! O filme foi lançado em 2012 e dirigido por Paco Plaza.

Sinopse: Clara (Letícia Dolera) sempre idealizou o seu casamento e no grande dia a presença de amigos e familiares era fundamental. O que ela não fazia ideia era que seus convidados sofreriam uma súbita transformação em zumbis, fazendo com que seu sonho termine no pior dos pesadelos.


Pra ser bem direto, [REC] 3 não fala de absolutamente nada sobre os princípios dos acontecimentos retratados nos dois primeiros filmes, ao invés disso, traz uma história completamente diferente e paralela em relação aos filmes anteriores, mais adiante explico por que. No entanto, há algumas referências das quais irei mencionar nesse texto. Mas eu tenho certeza que as pessoas que gostaram dos outros filmes queriam uma história envolvendo a menina Medeiros, a responsável pela infecção demoníaca e como tudo havia começado nela, ou seja, teria de ser um filme dentro do contexto geral, mas não foi. Não consigo compreender o porquê estabeleceram um enredo piegas em uma franquia desse tipo, onde precisaria de mais desenvolvimento sobre os eventos misteriosos vistos nos dois filmes anteriores.

A ambientação principal do filme é em uma festa de casamento, onde após a cerimônia, um dos convidados começa a demonstrar um comportamento estranho até morder outra pessoa e assim a infecção começa a se espalhar. Antes disso, é dito que esse convidado havia sido mordido por um cão agressivo (será o Max do primeiro filme?) em uma clínica veterinária, e então o que se sucederia era aquela carnificina que todos já sabemos. A luta para sobreviver ganha espaço e os zumbis estragam a festa transformando-a em um verdadeiro inferno.


Pra não ter que dizer que não há menção alguma sobre a menina Medeiros, há uma cena em que aquela criatura magrela e horrorosa aparece, mas nada faz no filme, essa sua aparição só dura uns cinco segundos e só. E em relação ao padre local, onde ao ser cercado por infectados, ele usa a cruz e faz uma oração que consegue parar as criaturas, mostrando que são na verdade demônios, essa é uma referência ao segundo filme? Talvez. Há outra referência para a franquia quando vemos nas telas a reportagem sobre o prédio em quarentena, e isso por si só, já indica que esse terceiro filme não é o principio coisa nenhuma, é apenas uma história paralela sobre a mesma infecção, e é principalmente esse lance de história paralela que em muitos casos se torna uma coisa extremamente desnecessária.

E a decepção não para por aí, além de conter um enredo fraco e sem nenhum fator contribuinte para a história, as atuações são forçadas de modo que até uma criança perceberá. De fato, é justo dizer que a tensão do filme chega a ser grande, onde sangue e morte ocupa espaço na tela, mas nesse ponto em específico, o elenco não consegue demonstrar medo nenhum. Eles apenas fazem cara feia e gritam escandalosamente. Há uma cena que foi a gota d´água, onde a protagonista é mordida na mão e para a infecção não se espalhar, ela pede ao marido que corte o braço dela com uma espada, e ao fazer isso ela só dar um grito, parece que não sentiu muita dor. Segundos depois, ela anda com o braço arrancado como se nada tivesse acontecido. Realmente, esse filminho é uma ofensa para a franquia, aliás, não devia nem fazer parte.


[REC] 3 ainda tropeça por cair em clichês gritantes e sem o menor sentido, como por exemplo, a jovem e delicada noiva (a protagonista) se apossa de uma serra elétrica e vira uma “Chuck Norris” feminina acabando com uma grande quantidade de infectados. Essa cena acontece assim de forma aleatória, sem nexo nenhum, apenas para preencher espaço e fazer a produção gastar dinheiro com sangue e corpos falsos. Sem falar que a qualidade das cenas é uma “beleza” que chega a dar muito orgulho... Será mesmo? Fiquem tranquilos, estou apenas zuando.

Com toda a minha sinceridade, os dois primeiros foram ótimos, seguiu uma narrativa tensa e assustadora, mesmo com algumas alterações na história. Mas esse [REC] 3 é uma negação total! Assisti mesmo por que prometi acompanhar toda a franquia e publicar aqui no blog uma resenha para cada filme assistido. E até estou com receio em acompanhar o quarto e último filme da franquia, mas ao constatar sua sinopse, me pareceu que irá partir de onde parou o segundo filme e, portanto, isso me fará dar uma chance a ele, claro que não vou esperar que seja melhor que o primeiro, mas espero pelo menos que supere este terceiro que apenas serviu para me causar decepção. 

NOTA: 4/10

Veja o trailer de [REC] 3: Gênesis no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário