domingo, 20 de maio de 2018

FALCÃO - O CAMPEÃO DOS CAMPEÕES


A maioria dos filmes famosos de Sylvester Stallone se encontra na década de 80, entre eles conhecemos as sagas Rambo e Rocky, também filmes solos como Stallone Cobra e Condenação Brutal. Mas, um deles tem um tema diferente e que chama a nossa atenção, Falcão - O Campeão dos Campeões. Stallone foi um dos roteiristas desse filme lançado em 1987 e dirigido por Menahem Golan.

Mas, que tema importante é abordado em Falcão - O Campeão dos Campeões? Alienação parental, mas especificamente entre um pai e filho. Esse tom dramático do filme é o que tem deixado seu marco ao longo dos anos, além de abordar uma competição de quebra de braço, e por se passar boa parte do tempo em uma estrada. Não é atoa que esse filme se tornou um clássico da Sessão da Tarde, e é até hoje lembrada pelos fãs.

O filme conta sobre um motorista de caminhão tem uma atividade paralela lucrativa na luta de braço e leva o seu filho de 12 anos junto na estrada após a mãe do menino ficar gravemente doente. O caminhoneiro começa a se aproximar do menino quando vão para Las Vegas no maior campeonato de luta de braço do mundo, mas o rico e insensível avô do garoto manda seus capangas para acabar com o relacionamento do pai e do filho e manda trazer o menino de volta.


Esse é um filme divertido para todas as idades, o tema familiar que envolve a trama é tão bem amarrado e retrata a situação de muitas pessoas ao redor do mundo. Sylvester Stallone consegue êxito com sua atuação e o filho dele interpretado por David Mendenhall vai aprendendo a viver com seu pai, a quem ele inicialmente achava que não liga para ele. E Falcão descobre que o afastamento do filho é causado pelo avô do garoto, a quem ele nunca teve um relacionamento amigável. E o mais revoltante é que o ex-sogro repudia o pai do garoto por ele ser pobre e um simples caminhoneiro.

O bom desse filme é que ele irá nos mostrar uma jornada de relacionamento pessoal entre pai e filho, em uma estrada. Aos poucos, os dois vão se aproximando um do outro, até que em um determinado momento, eles ficam inseparáveis. No meio disso tudo, Falcão ensina seu filho a dirigir o caminhão, participam juntos de disputas de quebra de braço, entre outras maneiras que faz os dois ficarem tão próximos que nem o avô antagonista do filme irá conseguir quebrar essa proximidade. Mas, quando se tem dinheiro, parece que sempre acha uma saída para afastar os dois.

Além do drama entre pai e filho, o longa ainda nos trás a disputa internacional de quebra de braço, onde Falcão sonha com o prêmio em dinheiro e um caminhão novo. É muito legal poder ver que ele é uma pessoa que mesmo diante do impossível, se mostra capaz de dar a volta por cima para realizar seus objetivos, entre eles conquistar o amor de seu filho.


Falcão – O Campeão dos Campeões é uma trama simples, mas que se mostra bastante profunda em sua mensagem que pode muito bem cativar qualquer pessoa, independente da idade. Além disso, a trilha sonora é marcante, a fotografia é ótima, e há pitadas de humor e algumas cenas de ação que se juntam magistralmente para um melhor desempenho da história. O filme pode não ser uma obra-prima, aliás, é bom lembrar nem todo bom filme deve ser encarado assim, mas se a narrativa explora elementos importantes e que nos cativa de uma forma bem bacana, pode sim se tornar um filme que ficará marcado na mente, por mais simples que pareça.

O triunfo dessa produção é a história em si e como ela se desenvolve. A direção pode ter cometido alguns deslizes, mas os momentos divertidos do filme consegue fazer com que deixemos de lado alguns defeitos. 

NOTA: 8,6/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Um comentário:

  1. A reunião de ícones como Stallone e o diretor Menahem Golan é totalmente cult.

    Abraço

    ResponderExcluir