quinta-feira, 12 de abril de 2018

TEMPO ESGOTADO

Tempo Esgotado, título original Nick Of Time é um filme de suspense americano lançado em 1995 estrelado por Johnny Depp e dirigido por John Badhan. É um filme simples, mas com uma história que embora seja curta, é bem eletrizante, pois gira em torno de um sequestro e chantagem para cometer um crime.

Sinopse: Às 12.07 hs, em Los Angeles, um homem (Johnny Depp) retorna para casa em companhia de sua filha de seis anos (Courtney Chase), após ir ao funeral de sua ex-mulher. Até que, repentinamente, sua filha é sequestrada. Depois lhe é dada uma arma e uma fotografia. Se a pessoa da fotografia não estiver morta às 13.30 hs quem morrerá será sua filha. Acontece que a pessoa da fotografia é a governadora da Califórnia (Marsha Mason), que tenta sua reeleição, e quanto mais o tempo passa ele descobre que um grande número de pessoas estão envolvidas nesta conspiração.


O que me chamou atenção em especial foi a situação desesperadora pelo qual o protagonista se encontra. E isso acontece logo no inicio nos dando assim um forte indicio de que haverá muita tensão no filme. É interessante perceber que o tempo que o personagem de Depp tem para cumprir a missão que lhe é dada, corresponde exatamente ao tempo de duração do filme. Tudo acontece em apenas uma hora e meia, e claro que esse detalhe embora não o faça do filme uma obra-prima, é uma curiosidade legal e retrata igualmente o tempo do filme com o tempo real.

Claro que também esse aspecto tornou a produção bem claustrofóbica, e sentimos na pele o desespero do personagem que fica em uma situação extremamente difícil: salvar a vida de sua filha cometendo um assassinato, e ainda por cima de uma autoridade política. Esse tipo de situação, ninguém queria estar envolvido, mas como um combustível para o clima de suspense e tensão do filme, isso obteve êxito. E eu particularmente não fiquei decepcionado com o filme, prendeu minha atenção mesmo estando ciente de que não se tratava de uma grande produção cinematográfica.


O clímax do longa ganha força quando descobrimos quem estar por trás de tudo isso, uma conspiração que envolve autoridades do mesmo nível da governadora, e ao descobrir tudo isso, que alternativa há para o protagonista? Enfrenta-los para proteger sua filha? Só um pai para descrever o que faria nesse tipo de situação, e Johnny Depp segura as pontas através de um bom desempenho, e não adianta tentar criticá-lo por parecer que ele não sente as emoções diante de uma situação dessa, antes disso, note que a todo o momento no filme ele é vigiado por um dos membros da conspiração que quer ver ele matando a governadora.

A direção de Tempo Esgotado é ótima e consegue deixar o clima esquentar a cada minuto que passava, não deixa o espectador respirar de tanta ansiedade para o que vai acontecer a cada cena. E os personagens são bem amarrados dentro da história, sejam eles coadjuvantes ou antagonistas cada um faz sua participação sem tomar o espaço principal ocupado pelo personagem de Johnny Depp. Além disso, a qualidade do longa é um dos principais méritos para poder conferir sem medo de decepção, pois como tem um bom elenco e uma história bastante afiada e tensa, a produção nos presenteia com várias cenas que podemos dizer que são de tirar o fôlego.


Como filme de suspense, Tempo Esgotado agrada muito, mas não espere ver um grande filme com alucinantes cenas de ação, longe disso, aqui se trata de uma produção de baixo orçamento e levando em conta seu roteiro, não há nada de excepcional ou novidade. O que a história em si se preocupa em trazer é agonia para o espectador. O final poderia ter sido mais bem trabalhado para terminar em um nível igual com o desenvolvimento da história, que para mim salva o filme, mas ainda assim Tempo Esgotado cumpre sua premissa de forma simples, porém, boa o suficiente para agradar e entreter. 

NOTA: 7,5/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Um comentário:

  1. É um filme que mistura suspense e correria com competência.

    O diretor John Badham fez bons filmes nos anos oitenta como "Tocaia I e II", "Jogos de Guerra" e "Alta Tensão".

    Abraço

    Abraço

    ResponderExcluir