sábado, 10 de março de 2018

OPERAÇÃO DRAGÃO


Operação Dragão, título original Enter the Dragon foi o primeiro e único filme de Bruce Lee que teve a participação de um estúdio de Hollywood, também foi este o filme que fez com que Lee ficasse famoso internacionalmente e o último filme completo do astro, que acabou falecendo pouco depois das filmagens. Operação Dragão foi lançado em 1973 e foi dirigido por Robert Clouse. Além de Bruce Lee, o elenco tem os nomes de John Saxon e Jim Kelly.

Sinopse: Lee é um ex-monge Shaolin contatado por uma organização secreta para aceitar participar de um Torneio de Artes Marciais patrocinado pelo misterioso Han. Dentre os competidores estão lutadores do mundo todo, incluindo o playboy e jogador Roper e o afro americano Willians, ativista dos movimentos negros antirracistas. A missão de Lee é encontrar uma agente chinesa infiltrada e desbaratar a organização criminosa de Han. Este é um traficante internacional de heroína e ópio e mora em uma ilha fortemente guardada, onde vive como um rei em um grande palácio.


Antes de começar a filmar Operação Dragão, Bruce Lee estava trabalhando no projeto O Jogo da Morte, na qual havia filmado algumas cenas. Quando a oportunidade de ouro apareceu, que era trabalhar com Hollywood, uma das maiores ambições de Lee, ele deixa de lado O Jogo da Morte e parte para a conquista do sucesso mundial. E de fato, isso aconteceu apesar da trágica morte que abalou muita gente naquela época. Operação Dragão é mais um grande filme de Lee, e um dos mais conhecidos. O clássico que fez com que os filmes de artes marciais ganhassem espaço no cinema americano, e isso fez com que abrissem as portas para estrelas orientais.

Nesse filme, Bruce Lee divide o protagonismo com John Saxon e Jim Kelly, que participam do torneio de Han, porém apenas Lee sabia que tudo aquilo era uma farsa, e que estava ali com uma missão. O filme ainda aborda questões familiares que motivam o protagonista a ter aceitado trabalhar para a organização secreta. A linha narrativa é simples e não traz nada de excepcional, porém, as cenas de combates são ótimas, bem filmadas e ainda utiliza o método câmera lenta em algumas cenas. Tráfico de drogas e humano é tido como ponto de partida para o desenrolar da história e também seu desfecho. Na ilha de Han, existem muitas restrições para impedir que os visitantes descubram coisas ocultas, e como punição para cada ato considerado incompetente era preso ou morto.


Na cena inicial do filme, vemos uma luta considerada clássica entre Bruce Lee e Samo Hung, em uma espécie de treinamento do templo Shaolin. Bruce Lee ainda utiliza falas criadas por ele mesmo, após modificar algumas coisas no roteiro e incluir sua filosofia, como por exemplo, em uma cena ele diz que seu estilo de luta é “a arte de lutar sem lutar”. Nesse filme temos também a participação de Bolo Yeung, que posteriormente ficaria muito famoso, principalmente após ser o antagonista do filme O Grande Dragão Branco estrelado por Van Damme. No entanto, não tivemos a chance de ver uma luta entre ele e Bruce Lee.

O clímax do filme é considerado uma das melhores sequências de ação na época, Lee após ser descoberto entra em combate contra vários soldados, inclusive vale a pena dizer que um desses soldados que apanha de Lee era Jackie Chan, aquele que viria a se tornar famoso em anos posteriores. A cena final é conhecida como a “luta na sala dos espelhos”, de fato, é uma cena memorável em que Lee trava seu combate decisivo contra Han. E falando nesse vilão, uma das características dele é que ele não possui uma das mãos, ele utiliza mãos falsas, inclusive algumas como garras de tigre, facas pontiagudas, nos lembrando do personagem Vega, do anime Street Figther. Há quem diga também que Lee é uma inspiração de um personagem do mesmo anime, Fei Long.


De maneira resumida, Operação Dragão apesar de suas limitações, é um filme que merece ser visto, pois se trata de um estilo inovador no cinema americano e que atrai muitos fãs. Uma pena que a morte trágica de Bruce Lee afetou muito uma exploração maior do gênero, mas depois que vieram estrelas tão habilidosas quanto ele com o passar dos anos, o gênero de artes marciais fez história, isso é um fato inegável. 

NOTA: 8/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Um comentário:

  1. Clássico do gênero. É a obra que popularizou os filmes de Kung Fu e transformou Bruce Lee em astro.

    Pena que o ator tenha falecido cedo demais.

    Abraço

    ResponderExcluir