quinta-feira, 1 de março de 2018

DEPOIS DA TERRA


Parece que virou costume, mas M. Night Shyamalan quase sempre nos últimos 12 anos, ele é alvo de críticas negativas, sempre que o cineasta lançava um filme, era alvo da insatisfação para com seu trabalho. Em 2013 o cineasta indiano dirigiu o filme Depois da Terra, título original After Earth, protagonizado por Will Smith e seu filho Jaden Smith. O roteiro do filme foi escrito por Shyamalan a partir de uma ideia do próprio Will Smth.

Sinopse: Mil anos depois de um cataclisma ter forçado a humanidade a sair da Terra, Nova Prime se tornou o novo lar dos humanos. O lendário general Cypher Raige (Will Smith) retorna para sua família depois de uma longa ausência a serviço, pronto para criar seu filho de 13 anos Kitai (Jaden Smith). Quando uma tempestade de asteroides danifica a nave em que Cypher e Kitai estão, eles caem em uma Terra perigosa e inóspita. Enquanto seu pai fica à beira da morte no cockpit da nave, Kitai deve percorrer o terreno hostil para recuperar seu sinalizador de resgate. Durante toda sua vida, Kitai quis ser um soldado como seu pai, e agora ele tem essa oportunidade.

Não vou negar, eu gosto de alguns filmes do Shyamalan, em especial os mais antigos dele, como O Sexto Sentido (1999) e Sinais (2002). No entanto, devo concordar que após este último, a qualidade e criatividade de seus filmes foram caindo, além de quase sempre conter uma história rasa. Desses filmes, destaco seus dois piores: A Dama na Água (2006) e Fim dos Tempos (2008). Os demais eu até que gosto, apesar de não serem consideradas uma obra-prima do nível que O Sexto Sentido é. Filmes como A Vila (2004), O Último Mestre do Ar (2010), A Visita (2015), e também o recente Fragmentado (2017) são filmes que me agradaram em particular, ainda que não sejam grandes obras de arte.


Enfim, falando do filme Depois da Terra, apesar de conseguir me entreter, eu vejo nessa produção uma espécie de resgate da química entre pai e filho, principalmente aquela que vimos no impecável e emocionante filme À Procura da Felicidade. No entanto, esse quesito falhou drasticamente em Depois da Terra, por que simplesmente essa química não teve espaço, por culpa do roteiro que falarei mais adiante, mas aqui ressalto que as atuações, em especial de Jaden são nitidamente forçadas. Falando nele, o único momento em que vi uma boa atuação da parte desse garoto foi na cena em que ele questiona as decisões de seu pai, em meio a lágrimas, ele desabafa e consegue repassar determinação que seu personagem exigia.

Aliás, Jaden até tenta carregar o filme todo nas costas, há seus momentos bons e ruins. O problema, no entanto, está no roteiro. Que é demasiadamente cheio de furos, mas se ignorarmos isso, o filme pode ser um bom passatempo. Mas, o que são esses furos? Bem, pra citar apenas alguns irei fazer um resumo dos eventos do filme.

Conforme visto na sinopse, Kitai é um jovem que sonha em se tornar um guerreiro como seu pai, e ele por sua vez, ficava muito tempo longe da família ocupado com o trabalho. No dia em que ele retorna para casa, ele avisa que tem uma última missão com o treinamento “fantasma” (mais adiante explico o que é isso) e depois se aposentaria. Sua mulher o convence levar o filho nessa última missão como uma forma de aproximação e consolo, já que o garoto se culpa pela morte da irmã e sente todos os dias a falta do pai.


Na viagem de ambos, a nave é quebrada por conta de uma chuva de meteoros que os obrigam a pousar em um planeta próximo, no caso a Terra que os humanos já haviam abandonado há muito tempo, o que culmina em um pouso forçado que parte a nave em dois pedaços matando todos os tripulantes, exceto Kitai e seu pai que havia quebrado as pernas. Ferido, ele só tem a única chance de sobreviver em seu filho, que terá a missão de atravessar mais de 100 km até a cauda da nave onde tinha um sinalizador de emergência. No caminho, o garoto terá que enfrentar os perigos do planeta, desde a falta de oxigênio, animais selvagens e a Ursa (parágrafo seguinte irá explicar o que é) que estava presa na nave, e que seria levada para o treinamento.

Como uma forma de complementar essas informações, é importante mencionar que o filme nos trás alguns valores relevantes para o roteiro, como o fato de que alienígenas criaram um monstro (conhecido como Ursa) que caça seres humanos através do odor que estes expelem ao sentirem medo. E que Raige era o soldado que havia descoberto uma forma de bloquear esse medo e assim ficar invisível para as Ursas, um fenômeno que no filme é denominado “fantasma”. A última missão que Raige iria supervisionar era para treinar soldados a bloquearem seu medo, e para isso eles precisariam de uma Ursa. Porém, conforme mencionado, na queda da nave o monstro acabou escapando.


Como eles caíram na terra, um planeta agora inóspito para humanos, o primeiro erro é a questão de como essa queda não foi detectada por radares, visto que a época que se passa no filme contém alta tecnologia? O outro é como um general experiente levaria seu filho em missão altamente perigosa? Se era para ter uma aproximação de pai e filho, a sua iminente aposentaria não iria cumprir esse propósito? E como aquele planeta estava escasso de oxigênio com tanto verde ao redor? Enfim, são perguntas válidas para um filme que jogam na cara do espectador um roteiro muito mal feito, que ignora os conhecimentos da lógica e da ciência.

Will Smith serve apenas como uma influência para a fama do filme ser maior, e claro promover o seu filho, que cá entre nós, não tem carisma algum esse rapaz, o único filme em que ele realmente se saiu bem, foi o já citado À Procura da Felicidade, nem mesmo o divertido Karatê Kid (2010) ele demonstra ser um bom ator mirim, o que salva esse filme é a presença ilustre de Jackie Chan. Em Depois da Terra apesar de ter seus bons momentos, é uma produção descartável, todavia, ele se tornará um bom filme se você ignorar claro, os furos gritantes na história. Além disso, é impossível não mencionar os flashbacks que acontece ao longo do filme que apenas alguns tem uma contribuição para o desenrolar da projeção, mesmo que seja algo bem desnecessário.

M. Night Shyamalan teve seus altos e baixos na carreira como cineasta, mas como fã dele, tenho esperança de que ele possa se erguer novamente, seus dois últimos filmes foram bem razoáveis, embora ainda nenhum supera aquele clássico que todos conhecemos, e sobre o filme Depois da Terra, ele pode não ser uma grande produção daquelas que ficam na nossa mente por muito tempo, mas não é o pior filme de Shyamalan, conforme já foi enfatizado aqui, o filme apesar de seus erros e atuações toscas, é uma produção que dar pra assistir de boa se não formos exigentes. 

NOTA: 6/10
Veja o trailer no vídeo abaixo:

Um comentário:

  1. esse diretor é muito ruinzinho. comentei aqui http://mataharie007.blogspot.com.br/2017/05/depois-da-terra.html

    ResponderExcluir