sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

SEM SAÍDA (2005)


Throttle, aqui no Brasil conhecido como Sem Saída é um filme de suspense de baixo orçamento lançado em 2005. O filme foi dirigido por James Seale e é estrelado por Grayson McCouch, Adrian Paul e Amy Locane. É um filme não muito conhecido pela maioria das pessoas, mas como eu tive uma boa experiência ao assisti-lo, resolvi escrever uma rápida resenha, e é claro que o recomendo sim, principalmente se você gosta de filmes tensos.

Sinopse: Esta noite, cinco andares abaixo de um estacionamento deserto, o analista financeiro Tom Weaver (Grayson McCouch) não conseguirá ir para casa. Depois de terminar um trabalho a altas horas, Tom chega ao quinto subsolo e descobre que o motor de seu carro não quer pegar. Para piorar, os elevadores estão desligados e todas as escadas estão bloqueadas. É quando ele descobre que não está sozinho. Há uma caminhonete gigante conduzida por um motorista escondido por trás de vidros escuros e que observa e espera. Ele é um assassino que tem apenas um objetivo: não deixar Tom sair de lá com vida. Durante as próximas seis horas, desenvolve-se um terrível jogo de gato e rato. Quem está por trás desta perseguição?


Sem Saída é um bom filme, que além de divertir, consegue com um bom esforço nos prender do inicio ao fim. Por ser um filme de baixo orçamento, não pense que os personagens são jogados no filme de forma aleatória. Pois mesmo que não seja uma obra-prima, o filme entrega as características de cada um, em especial a vida conturbada do protagonista. Ele é um homem que estava prestes a enriquecer, prejudicando outros. E depois de um problema envolvendo sua esposa, ele cumpre esse objetivo, mesmo com dores na consciência.

O palco central do filme é o estacionamento, onde há vigias no local, mas como é muito grande, sendo 5 subsolos, é muito difícil ver algum deles rondando o local de onde estava o carro de Tom. O clima de tensão ganha força quando ele chega no local de elevador, entra no carro, mas não consegue dar a partida, ao voltar para o elevador, o mesmo estava bloqueado, as escadas também. E é quando ele se depara com uma caminhonete com faróis muito altos e buzinando feito louco. O motorista quer matar Tom e o persegue dentro daquele estacionamento. A única saída do protagonista é seguir o mesmo trajeto que os carros seguem para entrar e sair do estacionamento, mas quem disse que isso seria fácil?

Como um homem cheio de problemas, Tom perde a paciência e confronta o motorista várias vezes, que mais parecia se divertir com a situação. O suspense maior do filme consiste em querer saber quem é o cara da caminhonete, que relações ele tem com a empresa, por que ele escolheu Tom como seu principal alvo. Enfim, o filme se segue nessa narrativa, a perseguição da caminhonete contra o protagonista.


Porém, ao chegar no desfecho e a verdadeira identidade do motorista é mostrada, o filme falha e não chega a surpreender, principalmente quando é mencionado os motivos pelos quais o antagonista quer a pele de Tom, motivos muito infantis por sinal. Não vou falar quem é o cara da caminhonete, por que é um spoiler muito grande, mas adianto que se você for assistir ao filme, terá algumas suspeitas, pois além do caso familiar envolvendo sua esposa, Tom havia fechado um negócio muito lucrativo na empresa de onde ele trabalha. Portanto, estou certo de que qualquer pessoa que tenha visto Sem Saída teve suas suspeitas sobre quem é o indivíduo da caminhonete.

Apesar de alguns tropeços na história, Sem Saída não é um filme ruim e consegue nos entreter sem muitas complicações ou histórias que requerem mais de seus personagens. A trama aqui se passa apenas em um local, o que talvez justifique o baixo orçamento utilizado na produção. E como se trata de um filme bem desconhecido, não significa que não vale a pena dar uma conferida, como eu disse no inicio, foi uma boa surpresa ter conhecido esse longa, que é bem simples e direto no ponto que quer repassar. 

NOTA: 7/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

5 comentários: