domingo, 4 de fevereiro de 2018

MESMO SE NADA DER CERTO


Não escondo de ninguém o fato de que o gênero musical não é muito do meu agrado, dificilmente eu paro e vejo filmes desse tipo. Mas, acredito que isso mudou após ter conferido o drama musical Mesmo Se Nada Der Certo, título original Begin Again, do diretor John Carney lançado em 2013. Você talvez deva se perguntar: o que te fez se interessar por este filme, já que não é achegado com o gênero musical? A minha simples resposta consiste em outra pergunta: quem são os protagonistas? Acho que já entenderam por que eu o selecionei para assistir. Mark Ruffalo e Keira Knightley protagonizam muito bem esse filme e encheram o conteúdo com brilhantes e carismáticas interpretações. Além deles, o elenco conta também com os nomes de Adam Levine, Catherine Keener, Hailee Steinfeld e James Corden.

A trama do filme gira em torno de Dan (Mark Ruffalo) e Gretta (Keira Knightley), ambos estão passando por momentos difíceis, quando que por acaso seus caminhos acabam se cruzando. O filme desenvolve muito bem a situação de cada personagem, de modo que o longa não mostra eventos de forma linear. E particularmente eu gosto desse tipo de narrativa.


Sobre Dan, ele é um produtor musical que já teve momentos de glória e sucesso em sua carreira. Mas agora, tudo parece desmoronar em sua vida. Além de abusar do uso de álcool, ele enfrenta uma situação nada agradável para qualquer pai de família, ele perde o emprego, a dor disso se torna ainda maior, principalmente se você foi o cara que levantou toda a empresa, e agora é despedido sem levar em conta seu histórico. Com esses problemas, ele ainda tem que enfrentar dilemas familiares com sua esposa (Catherine Keener) e sua filha adolescente (Hailee Steinfeld). Tudo parecia sem sentido na vida dele, até que ele entra em um bar e ouve a canção de uma jovem, que o encanta.

Essa jovem é Gretta, uma compositora que acompanha sempre os compromissos de seu namorado Dave (Adam Levine) que é um cantor em ascensão. Tudo parecia perfeito, até que Dave a abandona para seguir mais adiante a sua carreira. Ou seja, ele praticamente troca a namorada sem se dar conta de que ela era sua inspiração na composição das músicas e companheira fiel, para seguir sozinho na fama. Algo que com certeza deixa Gretta abalada, e para servir de consolo, ela é acolhida por seu melhor amigo Steve (James Corden), que também era músico, só que diferente de Dave, ele sobrevive cantando nas ruas e nos bares.


Ao levar Gretta para uma apresentação em um bar, Steve a convida para cantar. Relutante, a jovem cede e canta uma música que parecia não agradar muito os ouvintes, exceto um: Dan. Ele estava naquele bar e ao perceber o talento que Gretta tinha com a música, ele sugere que trabalhe com ele. Inicialmente, Gretta não está interessada em seguir uma carreira de cantora, mas depois de refletir tudo o que aconteceu com ela, acaba aceitando o convite. Mas como Dan estava falido e não fazia mais parte da gravadora de onde ele trabalhou por muitos anos, eles juntam uma equipe bancada por um dos grandes amigos de Dan, para montar uma banda, e o local de gravação seria em diversos pontos da cidade de Nova Iorque. E ao ver um grupo cantando em becos e praças é algo bem interessante de acompanhar.

O tema principal do filme é a música, e como ela pode ajudar quem estava à beira do suicídio. Dan e Gretta eram pessoas que embora suas vidas nada tivessem a ver uma com a outra, eles tinham duas coisas em comum; a primeira era os momentos difíceis que estavam lidando, e a segunda era o amor que tinham pela música. Isso contribui bastante para uma aproximação maior entre eles, e engenhosamente isso também ajuda a lidar com seus problemas. Aos poucos, Dan vai ganhando confiança em si mesmo, como também sua relação com a família vai melhorando, e Gretta mesmo magoada com seu namorado, consegue enxergar uma maneira melhor de viver, sem que problemas a afetem. E sua relação com Dave vai se estabilizando, mesmo que eles não voltem a ficar juntos logo de imediato.

O filme contém uma fotografia memorável, ótimas locações na cidade de Nova Iorque torna o longa bem mais agradável de ver. A direção e a estrutura narrativa colaboram muito para um desenvolvimento maior dos personagens, como também consegue refletir um drama vivido por muitas pessoas, e o modo de lidar com isso superando as barreiras que os impede de obter o maior objetivo. Dan queria recuperar seu emprego e Gretta alcança um sucesso que nunca havia cobiçado antes. Mesmo sem ajuda de profissionais, sem um estúdio de uma gravadora, eles superam os limites do impossível e com dedicação, tudo nas suas vidas vai ganhando sentido. Realmente, é um filme inesquecível e impossível não se identificar.


Os personagens coadjuvantes não estão ali apenas para encherem espaço, sem ter participações importantes que contribuam com a mensagem geral do filme. Problemas familiares e financeiros, vida amorosa, dificuldades da adolescência, tudo isso é abordado com tamanha precisão. A trilha sonora dispensa comentários, é linda demais. Músicas tomam de conta durante quase todo o filme, e ainda são recheado de cenas cômicas que mesclam muito bem cada situação, mesmo as mais dramáticas.

Begin Again foi para mim, uma surpresa e tanto, além de mostrar como a música é uma espécie de “salva-vidas”, o filme ainda critica a postura de empresários ambiciosos que exploram cada situação a seu favor. E isso é muito comum no nosso cotidiano. Mark Ruffalo está ótimo em seu personagem, e diferente da maioria dos papéis que já interpretou, aqui ele encarna um personagem muito identificável e muitas vezes engraçado, seja na maneira de agir ou de falar. E Keira Knightley foi a figura central que mais me encantou, mesmo não sendo uma cantora de verdade, ela empresta a voz de uma forma encantadora. Sem dúvidas, foi a melhor personagem do filme todo, claro que cada um teve seus momentos, portanto, é um filme completo em quase todos os sentidos. O forte do filme é que ele foge dos clichês e do óbvio, tornando a trama bem original. Por isso, que eu disse que meu gosto pelo musical mudou, e é claro que irei conferir outras obras do gênero. 

NOTA: 9,2/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

2 comentários:

  1. Show de filme e critica, aplausos, bom ler sobre esse filme que adoreiiiiiiii

    ResponderExcluir