sábado, 10 de fevereiro de 2018

DE BICO CALADO


Keeping Mum é um filme britânico de comédia lançado em 2005, dirigido por Niall Johnson. É um longa de humor negro, divertido, bizarro e ao mesmo tempo atraente e um pouco dramático. Ambientado em uma pequena cidade na Inglaterra, o filme é centralizado em uma família que não se sabe se é religiosa, maluca ou diabólica. No Brasil é conhecido como De Bico Calado, um título totalmente sem sentido. Em Portugal, o título é bem mais conveniente, Uma Família dos Diabos. Chega a ser incrível como os tradutores brasileiros mudam drasticamente o nome de um filme para algo sem pé nem cabeça. Mas, enfim, De Bico Calado é estrelado por Rowan Atkison, Maggie Smith, Kristin Scott Thomas e Patrick Swayze.

Sinopse: Walter Goodfellow (Rowan Atkinson) é o vigário de uma pequena cidade no interior da Inglaterra. Walter é uma pessoa íntegra, que se dedica ao máximo ao seu ofício, o que o faz muitas vezes ser ausente como pai e marido. Sua esposa Gloria (Kriston Scott Thomas), cansada desta situação, mantém um caso com Lance (Patrick Swayze), seu instrutor de golfe. Holly (Tamsin Egerton), sua filha, é uma ninfomaníaca que tem um namorado novo a cada semana. E Petey (Toby Parkes), o caçula da família, apanha todo dia de seus colegas de escola. A situação muda após a contratação da excêntrica Grace Hawkins (Maggie Smith) como governanta. Sempre acompanhada de seu misterioso baú e usando métodos pouco convencionais, Grace muda inteiramente a vida dos Goddfellows.


Confesso que me diverti bastante com esse filme, grandes nomes da comédia como Rowan e Maggie juntos, não poderia ser algo ruim. De Bico Calado é um filme recheado de humor negro, que começa com um evento envolvendo assassinato e depois pula para 43 anos depois, com novas pessoas e uma nova cidade. Mas tudo no final irá se interligar, e a primeira situação será devidamente explicada no decorrer do filme.

O filme faz uma mistura de situações opostas, religião, adultério, sexo e assassinatos. Mas tudo com boas doses de humor, mesmo que alguns aspectos não serão revelados ou nem mesmo entendidos. O filme se preocupa em especial em abordar uma trama de uma família que deveria ser exemplar, mas cada um no seu mundo, vivendo o contrário do que deveria ser. O pai de família é vigário que mais se preocupa em fazer sermões do que estar perto da família. Essa distância faz com que sua esposa comece um romance com seu professor de golfe. A filha troca de namorado toda semana, e o filho caçula sofre bullying na escola.

A chegada da nova governanta é o ápice do filme, ela é a mesma mulher que havia cometido assassinato 43 anos antes no começo do filme, e sua estada na casa dos protagonistas tem um motivo especial, principalmente quando ela começa a interferir nos assuntos de família, cutucando os erros de cada um. Suas atitudes pareciam que iriam culminar em consequências desastrosas, já que ela utiliza métodos estranhos para lidar com problemas, mas essa perspectiva muda à medida que cada personagem vai encontrando seu lugar. Bizarro, engraçado e muito metido, é o que resume de modo geral o filme.


A fotografia e o local onde se passa a história são muito bonitos. A cidade é de fato, os típicos locais do interior inglês. Cada personagem tem suas características bem humoradas, e os eventos que sucedem no decorrer da história vai arrumando cada bagunça que foi feita, mediante a interferência de Grace que é a melhor personagem do filme, com quem nos divertimos mais e passamos a entender o seu lado quando uma reviravolta acontece no final. Rowan Atkinson é famoso por interpretar o personagem Mr. Bean, mas aqui o seu papel é muito diferente, mas não pense que por ser diferente não irá rir de algumas situações em que ele se encontra.

De Bico Calado pode não ser uma obra-prima, mas é um filme digno de ser assistido. Sei que ele não é tão popular, mas você deve entender que o popular não necessariamente significa ser bom, pois eu mesmo já vi muitos filmes famosíssimos que não vale 10 centavos. E se alguma produção apresente uma trama simples e algumas vezes clichê, o que irá fazer a diferença é o modo como a narrativa irá caminhar, se acertar tanto nos diálogos quanto nas situações, o filme em questão poderá nos impressionar e no fim das contas, a recomendação para outras pessoas será inevitável. 

NOTA: 7,6/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário