terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

A FORMA DA ÁGUA


É do conhecimento de todos aqueles que acompanham o trabalho de Guillermo del Toro há anos, que suas produções geralmente remetem a histórias sombrias, porém, contadas de uma forma ilustre e sensível. O seu mais novo filme A Forma da Água, título original The Shape of Water é mais um filme fantástico para o currículo do cineasta. Esse filme foi lançado aqui no Brasil no dia 01 de fevereiro desse ano de 2018, e como é óbvio, a maioria das pessoas estavam com grandes expectativas, pois teve 13 indicações ao Oscar. 

Eu também tinha grandes expectativas e a maioria delas foram saciadas com a produção, no entanto, eu não acho uma obra-prima do mesmo patamar do filme O Labirinto do Faunodo mesmo diretor. Porém, pretendo ser justo ao falar dessa obra, pois reconheço com toda a minha sinceridade que o filme A Forma da Água foi dirigido com maestria e talento por del Toro, que provou ainda ter fôlego e criatividade para esse tipo de filme. O longa é estrelado por Sally Hawkins, Michael Shannon, Richard Jenkins, Octavia Spencer e Doug Jones.


Sinopse: Em meio aos grandes conflitos políticos e bélicos e as grandes transformações sociais ocorridas nos Estados Unidos, Elisa (Sally Hawkins), zeladora em um laboratório experimental secreto do governo, conhece e se afeiçoa a uma criatura anfíbia (Doug Jones) mantida presa no local para experimentos. Para elaborar um arriscado plano de fuga, ela recorre a um vizinho (Richard Jenkins) e à colega de trabalho Zelda (Octavia Spencer). 

Pode soar muito estranho para as pessoas que não são acostumadas com o estilo de Del Toro, afinal, uma mulher se apaixonar por uma criatura bizarra é algo meio maluco. Porém, é esse o jeito que Guillermo del Toro está acostumado a trabalhar, e se não levar em conta a criatividade e o estilo do cineasta, você está assistindo o filme errado. A Forma da Água é um filme bonito sim, o romance entre humano e monstro não é nenhuma novidade quando nos lembramos de A Bela e a Fera, mas o filme em questão aqui tem uma simplicidade e particularidade que o difere de quaisquer clichês que a princípio possa ter.


Falando da protagonista Elisa, ela é uma mulher que vive só, é muda e sua companhia é nada mais do que a sua colega de trabalho Zelda. Mas, desde o começo percebemos que Elisa não se sente completa, no sentido de haver algo que mude sua maneira de enxergar o mundo. E ao conhecer a criatura que está presa no laboratório de onde ela trabalha, Elisa passa a ver na criatura uma espécie de espelho. Como assim espelho? A criatura não fala e tem dificuldade de se adaptar ao novo ambiente, e um dos aspectos mais importantes que o filme aborda que é a intolerância com respeito às diferenças. Isso é visto com a criatura que sofre terríveis maus tratos e também com pessoas da classe de Elisa, que é uma simples faxineira. E é nesse aspecto que ela enxerga na criatura uma espécie de reflexo, daí entendemos o porquê de sua paixão por ele. Nisso, se percebe claramente que o filme faz uma imensa crítica quanto a intolerância, e para mim em particular, isso foi o forte do longa. 

Doug Jones interpretando o monstro é sensacional! Vale lembrar que ele já faz há muito tempo papéis semelhantes, inclusive foi ele que encarnou o Fauno e o Homem-Pálido no filme O Labirinto do Fauno. Portanto, seu desempenho nesse novo filme de del Toro é também um dos pontos altos da produção, e os atores coadjuvantes como Richard Jenkins e Octavia Spencer cumprem seus papéis de forma excelente. Por isso, outro ponto positivo para o filme é o elenco forte. 

O mundo fantástico abordado nesse filme irá nos mostrar que o monstro cruel é o próprio ser humano. E isso é uma verdade incontestável! Ninguém discorda do fator de que o homem é ganancioso e egoísta, que é capaz de tudo para saciar sua ambição. Em A Forma da Água isso é amplamente nítido com o personagem de Michael Shannon, que controla o laboratório e é o principal responsável por manter a criatura em cativeiro. Por outro lado, o filme não é tendencioso nesse aspecto, ele ainda mostra a empatia do ser humano quando se vê diante de tanta crueldade.


Portanto, o filme não vai abordar apenas o romance e sim diversos pontos importantes, que juntando com as brilhantes atuações e uma direção talentosa, nos obriga a concordar que as indicações ao Oscar foram merecidas, e até que ocorra a cerimônia de premiação (que ocorrerá no próximo dia 4 de março), ficamos na expectativa de quantos Oscar o filme A Forma da Água poderá conquistar. 

De modo geral, A Forma da Água é um filme mágico e ao mesmo tempo angustiante. Um dos pontos negativos que achei, foi que o roteiro forçou bastante da metade para o fim, mas não forçou a ponto de derrubar a produção, o desfecho foi uma espécie de alívio e que terminou muito bem. Por isso, não posso dizer que foi um filme que começou bem e decepcionou, porém, eu não achei uma obra-prima daquelas que te faz assistir várias e várias vezes, o filme tem sim seus méritos e dignamente reconhecidos, todavia, não é o melhor filme de Guillermo del Toro. 

ATUALIZAÇÃO 05/03/2018: A Forma da Água venceu 4 categorias do Oscar, entre eles são: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora e Melhor Direção de Arte. Para mais informações sobre os demais premiados na noite de cerimônia realizada no dia 4 de março, acesse o link

NOTA: 7,8/10


Veja o trailer no vídeo abaixo:

3 comentários:

  1. entre meus diretores preferidos. amei esse filme. amo a forma do autor misturar estilos e falar muito de pessoas que vivem a margem da sociedade, sobre preconceitos. a invisibilidade das profissionais da limpeza. grande filme. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. A parte técnica e as atuações de Sally Hawkins e Doug Jones são os pontos principais.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. É um maravilhoso filme, divertido e eu desfrutei muito. Michael Shannon fez um ótimo trabalho no filme. Eu vi que seu próximo projeto Fahrenheit 451 o filme será lançado em breve. Acho que será ótimo! Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros. Acho que Fahrenheit 451 sera excelente! Se tornou em uma das minhas histórias preferidas desde que li o livro, quando soube que seria adaptado a um filme, fiquei na dúvida se eu a desfrutaria tanto como na versão impressa. Acabo de ver o trailer da adaptação do livro, na verdade parece muito boa, li o livro faz um tempo, mas acho que terei que ler novamente, para não perder nenhum detalhe. Sera um dos melhores filmes de ficção cientifica, acho que é uma boa idéia fazer este tipo de adaptações cinematográficas.

    ResponderExcluir