domingo, 11 de fevereiro de 2018

A FONTE DA DONZELA


A Fonte da Donzela é um filme sueco lançado em 1960, dirigido e realizado por Ingmar Bergman. Foi o filme que venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1961. O longa trás uma história perturbadora que se baseia durante a Idade Média, onde conflitos religiosos eram o principal aspecto a se discutir.

Sinopse: Na Suécia, século XIV, a população oscilava entre o cristianismo e o paganismo. Herr Tore (Max von Sydow) e Mareta Tore (Birgitta Valberg) formam um casal que tem uma propriedade rural. Eles são cristãos fervorosos e incumbiram Karin Tore (Birgitta Pettersson), sua filha adolescente de quinze anos, para levar velas para a igreja da região e acendê-las em homenagem à Virgem Maria. No meio do caminho, ela acaba sendo abusada sexualmente e depois assassinada por dois pastores de cabras.


O filme contém uma fotografia maravilhosa, sendo rodado em preto e branco consegue conter um clima tenso isolado no meio do mato que logo de cara nos induzem a prever que algo bizarro irá acontecer. Uma família bastante religiosa que sempre está mencionando a importância do perdão e da compaixão em suas frequentes orações. Bergman pelo que me pareceu, fez um contraste na história que estava por vir, ao trazer a nossa atenção esses aspectos que posteriormente seriam ignorados em vista da tragédia que acontece.

A garota vítima do abuso sexual é bastante ingênua e se atreve a dar atenção a pessoas estranhas. Talvez o ensinamento que recebeu sobre piedade a motivou a ajudar pessoas desconhecidas em sua jornada à igreja. A questão da virgindade e a pureza são abordadas, e o filme ainda é bem enfático ao fazer alusões à moralidade e o pecado, diante de um conflito entre cristianismo e paganismo.

Vale ressaltar a imprudência e a irresponsabilidade da personagem Ingeri (Gunnel Lindblom) que estava acompanhando Karin em sua ida à Igreja, Ingeri estava grávida de um filho bastardo, algo impuro segundo os padrões cristãos. A mulher invejava a pureza de Karin e até mesmo rogava aos deuses pagãos para que algo ruim acontecesse à garota, e pior que isso, quando Karin estava sendo atacada, ela apenas assistiu à cena sem mover um dedo para ajudar, e no final vem com arrependimento. Essa atitude reflete muito bem das pessoas que erram e querem que os outros caiam também, isso é muito comum hoje em dia, um reflexo e tanto consegui ver em vista desse tipo de atitude.


As cenas onde Karin percorre caminho na floresta até a igreja é sufocante, principalmente a cena perturbadora do estupro seguido depois de assassinato. Os causadores são dois pastores de cabras, a quem a jovem garota ajudou dando comida, e por ser muito bela, os dois homens não resistem e partem para o ataque forçado. Mas, o curioso é que após isso, os dois vão pedir comida na casa da garota, ganhando a confiança dos pais, até mesmo recebendo um trabalho. Os dois agressores não fazem ideia de que estavam na casa da garota que eles haviam estuprado e matado.

O clima do filme chega a ser tão forte principalmente quando um dos pastores oferece para vender a peça de roupa que eles tiraram de Karin, para a mãe dela. E Mareta que já estava preocupada com a demora da filha conclui que ela estava morta. Depois de contar o fato ao marido, toda aquela obediência sobre perdão e piedade é literalmente jogada fora, quando os pais decidem vingar a morte da filha, resultando em mais mortes.


Diante disso, o conflito de consciência em relação ao que eles creem começa a ganhar destaque, perguntas sobre por que Deus ficou em silêncio? E como eles seriam perdoados depois de violarem um dos mandamentos? A amargura na expressão dos pais é nítida, pois eles como cristãos fervorosos sabiam que matar alguém era contrário a aquilo que eles pregam. E indo mais a fundo, a direção ainda opta por trazer para os personagens a questão da justiça que lhe fora negada, quando a jovem donzela não foi socorrida pelo ser divino que eles tanto veneram.

A Fonte da Donzela é um filme que ainda irei rever qualquer dia desses, pois preciso captar mais informações sobre essa trama intrigante e perturbadora. Além disso, percebo que seu conteúdo é muito atual para os dias de hoje, além de propor uma reflexão, o filme consegue mostrar que a ingenuidade, fanatismo religioso, moralidade e pureza são quesitos que não devem ser descartados, em especial quando envolve um assunto muito sério que é o abuso sexual. Por esses motivos, eu recomendo bastante que assistam com a mente aberta ao filme A Fonte da Donzela, além de propor um conteúdo importante, a obra tem seus méritos conquistados na história do cinema, como a conquista do Oscar, Globo de Ouro e algumas indicações em festivais famosos como o de Cannes. 

NOTA: 9/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário