sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

QUANDO UM ESTRANHO CHAMA


Sabe aqueles filmes em que sua simplicidade não agrada os exigentes que querem ver algo extraordinário em qualquer produção que é feita? Acredito que o filme Quando Um Estranho Chama do diretor Simon West se encaixa nesse quesito. Sendo um remake de um filme homônimo de 1979, esta refilmagem foi lançada em 2006, e tem como protagonista a bela atriz Camilla Belle, que por sinal possui ascendência brasileira. Além de Camilla, o elenco também conta com os nomes de Katie Cassidy, Brian Geraghty, Steve Eastin e Tommy Flanagan.

Sinopse: Jill Johnson (Camilla Belle) é uma estudante que ficou de castigo por ter usado demais o celular. Para pagar a conta, os pais dela a levam para trabalhar como babá por uma noite em uma casa muito afastada em um território desértico que pertence a um rico casal que iria sair naquela noite, deixando as crianças aos cuidados da moça. Jill teria uma noite tranquila, se não começasse a receber ligações anônimas de um estranho. Com medo, Jill começa a procurar respostas. Em meio a vários mistérios inexplicados, Jill descobre que a porta da garagem estava estranhamente aberta. As ligações continuam, e Jill liga desesperadamente para a polícia. O policial de plantão após rastrear a ligação do estranho, pede para Jill sair da casa imediatamente, pois a ligação está vindo de dentro da casa.


Essa sinopse já nos deixa com uma expectativa e mostra qual é a real intenção do filme, que é nos repassar muita tensão. E isso o filme consegue cumprir muito bem, apesar de ser bem clichê, não é nada cansativo para quem realmente aprecia um bom suspense. Como já mencionado, o filme é bem simples e direto, sem rodeios ou delongas. A premissa inicial é aos poucos elevada para o clímax, e a cada minuto do filme a situação vai ficando mais tensa. Além de ter um estranho a importunando, Jill ainda tinha de cuidar das crianças que ficaram aos seus cuidados, e durante quase todo o filme, estas se encontravam dormindo. Mostrando claramente a rapidez de como o longa é conduzido.

O filme pode não ter agradado uma boa parte do público e da crítica especializada, mas por ter praticamente um só cenário, os clichês são inevitáveis. Mas isso de forma alguma derruba a qualidade do suspense, muito longe disso. Não sabemos nada sobre o estranho que faz as ligações, mas em um breve prólogo no filme indica o que seria o tipo de gente que seria mostrado, embora o ato final tenha sido um relâmpago, que passou tão rápido e não vemos quase nada sobre ele.


Além de possuir um clima de tensão muito grande, principalmente quando a protagonista se dar conta de que o estranho está dentro da mesma casa que ela, o filme ainda nos traz os efeitos psicológicos que uma situação do tipo poderia trazer para a vítima, e mesmo que tudo tenha acabado bem no final, as sequelas permanecem. Pensando nisso, podemos elogiar a performance de Camilla Belle que praticamente atuou sozinha o filme inteiro, embora haja momentos em que ela força um pouco nas horas de desespero.

No fim de tudo, Quando Um Estranho Chama é um filme muito recomendável aos fãs de suspense, que além de possuir uma trama simples e direta, se esperamos tensão e agonia, não vai sair decepcionado. E vale lembrar também que não é uma obra-prima e nem teve a pretensão para isso, a intenção do filme foi cumprida muito bem, mesmo quando percebemos que poderia ter sido bem melhor. Ainda não assisti o original, mas pretendo. Pois é nos originais que iremos ver o caldo engrossar melhor, e como fã do gênero suspense, eu não posso deixar de conferir. 

NOTA: 7,2/10


Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário