terça-feira, 16 de janeiro de 2018

MATILDA


Matilda é um clássico dos anos 90, sendo uma adaptação do livro homônimo de Roald Dahl. Dirigido por Danny DeVito que também participa do elenco, o filme foi lançado em 1996 e é até hoje considerado um grande clássico infantil da Sessão da Tarde na época dos filmes que hoje nos causa uma imensa nostalgia. Matilda ainda nos traz as saudades daquele tempo, além de ser um filme bastante divertido sejam para crianças, como também para adultos. O filme é estrelado por Mara Wilson, Danny DeVito, Rhea Perlman, Embeth Davidtz e Pam Ferris.


Sinopse: Matilda Wormwood (Mara Wilson) é uma criança brilhante de apenas seis anos, dotada de inteligência, gênio em matemática e cheia de apetite por conhecimento, que cresceu em meio a pais grosseiros e ignorantes. Seu pai Harry (Danny DeVito) trabalha como vendedor de carros, enquanto que sua mãe Zinnia (Rhea Perlman) é dona de casa. Ambos ignoram a filha, a ponto de esquecerem de matriculá-la na escola. Desta forma, Matilda fica sempre em casa ou na livraria, onde costuma estimular sua imaginação. Após uma série de estranhos eventos ocorridos em casa, Matilda descobre que possui poderes mágicos, maneira encontrada pelo diretor de atenuar o caráter cético da protagonista. Seus pais, porém, não querem saber dessas belas qualidades da garota, mandando-a para uma escola dirigida por uma cruel e autoritária diretora. Seu único refúgio naquele lugar é a professora Honey (Embeth Davidtz), que entende a genialidade da garota e a ajudará o quanto for possível. Logo, Matilda descobre que com seus poderes mágicos, pode ajudar a combater a sua diretora junto com sua professora Honey e seus amigos.

A trama conta com uma série de efeitos especiais, e aborda, sobretudo, temas pertinentes ou polêmicos, como, por exemplo, uma família totalmente desvirtuada, ou simplesmente normal, fugindo dos padrões; também é destacado o poder que Matilda tem que, além do dom natural, adquiriu com o aperfeiçoamento da inteligência. Ela é capaz de mover objetos, pessoas, e tem um sentido intuitivo bastante aguçado. Sendo considerado um dos melhores filmes infantis do cinema americano, faz sucesso até hoje. Apreciado por gerações, que, de certa forma, redescobriram o filme e, rapidamente, consagraram-no um clássico.


Não poderia haver outra atriz mirim para interpretar Matilda tão bem do que Mara Wilson, a garota é impressionante com sua interpretação, ela consegue expressar de forma muito natural a maturidade da personagem que ao perceber o mundo caótico e enlouquecido que a rodeia, seja em casa ou na escola, ela sempre age naturalmente e com muita firmeza no que fala. A inteligência é uma de suas virtudes e isso logo se torna evidente nos momentos iniciais, e poderia muito bem cativar qualquer pessoa que possuir uma filha assim, além de ser também muito fofa. Mas a história mostra um mundo completamente diferente, onde os pais não possuem responsabilidade suficiente para fazer de Matilda uma criança mais especial do que já é. É interessante perceber que ao ir para o primeiro dia de aula, a garota se empolga para conhecer a escola e fazer amigos, mas ironicamente se depara com um verdadeiro inferno.

Na escola, vemos as crianças totalmente aflitas quando a cruel e maluca diretora se manifesta, e que não mede esforços para castigar uma criança, e aparenta adorar fazer isso. Por outro lado, entendemos o entusiasmo de Matilda para ir à escola, pois antes ela passava maior parte do tempo em bibliotecas, lendo diversos livros, e não é de se admirar que a garota seja tão inteligente. Por ser uma adaptação literária, o filme é bastante fiel ao nos trazer várias frases ditas no livro, os personagens como Matilda, sua professora e a diretora são dotadas de características semelhantes as do livro. As personalidades são também fieis, e se nós procuramos uma adaptação perfeita para o cinema, Matilda deverá estar na lista.


O lado fantástico também é abordado na obra. Por ser tão especial, a protagonista descobre poderes sobre-humanos que são capazes de deixar a cruel e valente diretora da escola em pânico. E por falar nela, a atriz Pam Ferris é incrível interpretando a diretora, embora possa aparentar um pouco forçada na maneira de falar, pra quem não está acostumado com filmes infantis, mas sua interpretação é ótima e está de acordo com a personalidade mostrada no livro. De fato, não há erros nesse ponto, exceto quando olhamos de maneira bem mais exigente, mas aqui não vem ao caso. Pois Matilda é direcionado ao público infantil, embora os adultos hoje adorem assisti-lo, pois nos diverte bastante!

Falando da intérprete da professora de Matilda, Embeth Davidtz, ela é uma espécie de toque dramático para o filme. A escolha da atriz para esse papel também foi um grande acerto, já que ela e Mara Wilson possuem uma grande sintonia juntas, e a união de suas personagens nos conduzirá para um final muito bom e emocionante, onde sacrifícios seriam necessários fazer. Além de ser revelado um segredo entre ela e a diretora, que se torna motivo maior para entendermos o lado da jovem por trabalhar naquela escola.


Mas, não devemos compará-lo com grandes produções, já vi alguns fazerem isso, mas entenda uma coisa: o filme não foi feito pra ser uma obra-prima (embora eu possa considera-lo assim), e sim para nos entreter e divertir por muitos anos. E isso está sendo cumprido, pois particularmente quando revejo o filme sempre que possível, sinto que é a primeira vez que assisto e me causa uma alegria imensa ver um filme infanto-juvenil com mais de 20 anos ser bem atual, mesmo não sendo mais criança.

Atualmente, Mara Wilson não vive no mundo da fama, e compreendemos perfeitamente os seus bons motivos para não voltar mais às telas, só que isso é outra história que não convém discutir aqui. Mas de uma coisa é certa: o seu rosto de criança, sua voz, sua fofura e suas interpretações em filmes será eternizada e amada por muito tempo. Matilda é um de seus filmes mais famosos, e por mais simples que seja, é uma obra inesquecível que nos faz lembrar aqueles tempos que infelizmente não voltam. Sem dúvida, fez parte de muitas infâncias desta geração, e não é atoa que é muito aclamado pelos fãs do cinema. 

NOTA: 8/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Um comentário: