terça-feira, 9 de janeiro de 2018

BOYKA: O IMBATÍVEL 4


Os fãs de Yuri Boyka ficaram ansiosos por mais de seis anos à espera do quarto filme da franquia O Imbatível, e finalmente em 2017 o filme é lançado com o título: Boyka: Undisputed IV, em português conhecemos por Boyka: O Imbatível 4. O filme é a sequencia do terceiro que comentamos neste link. E com um spoiler desse filme, Boyka termina saindo da prisão, mas especificamente fugindo com a ajuda de seu amigo Turbo, então não podemos considera-lo como homem totalmente livre. Dessa vez a direção ficou a cargo de Todor Chapkanov, Isaac Florentine que foi diretor dos dois filmes anteriores ficou como produtor, e o elenco é composto por Scott Adkins, Teodora Duhovnikova, Martyn Ford, Alon Moni Aboutboul e Bashar Rahal.

Sinopse: Finalmente longe da prisão, Boyka consegue ser visto por grandes empresários e é convidado a participar de uma liga legalizada de luta, porém, uma morte acidental acontece dentro do ringue e o faz questionar suas escolhas. O lutador vai atrás da família deste homem e descobre que sua mulher está sendo chantageada pela máfia, e ele deve escolher entre continuar no campeonato ou ajudar a mulher, como forma de retribuir a perda que ele causou a ela.


Conforme se pode notar, Boyka estava tentando uma carreira no mundo das lutas, afinal era isso que ele sabia fazer, e notamos mais uma vez a personalidade do protagonista de maneira mais profunda, aonde muitos sentimentos vem à tona. Ele doa parte do dinheiro que ganha para a Igreja, é até irônico notar, mas o autoproclamado “o lutador mais completo do mundo” é bem religioso, fazia orações frequentemente e isso acontece desde a primeira aparição dele no segundo filme da franquia.

Boyka estava prestes a conquistar seu sonho em competir em uma liga internacional legalizada, mas a morte acidental de um oponente muda completamente a mentalidade do russo, fazendo com que questione aquilo que ele faz em contraste com sua fé religiosa. E isso gera sentimentos de culpa pelo ocorrido, e ele procura saber sobre a família do seu adversário e note: eles moravam na Rússia, local onde Boyka é procurado por fugir da prisão.


Mesmo correndo o risco de ser pego pela polícia e de perder o tão sonhado campeonato, ele parte para ajudar a esposa do homem no qual ele acabou matando. E por grande coincidência ela deve dinheiro para o mafioso Zourab (Alon Moni Aboutboul) que organiza lutas, bem conveniente não é? Então, qual era o plano de Boyka? Como as lutas geram muito dinheiro, após muitas desavenças com os capangas locais, Boyka faz um acordo em lutar para o mafioso para pagar a dívida de Alma (Teodora Duhovnikova), mas isso acaba gerando mais conflitos, pois além de Boyka ser procurado na Rússia, o mafioso não quer liberar a mulher por nada. Assim, o filme se segue nessa trama.

Lutas e mais lutas é o que não falta em O Imbatível 4, além de ter que enfrentar adversários difíceis, Boyka ainda luta contra dois ao mesmo tempo. Pra quem gosta de pancadaria, não vai se decepcionar, pois a coreografia como sempre é um show! Mas, apesar disso tudo, o filme é inferior aos dois anteriores, por simplesmente copiar muitas coreografias que já vimos lá, mas há sempre aquela coisa diferente que faz valer a pena.


O foco maior do filme está na humanidade do protagonista e como ele honra a vida de um lutador. A morte acidental que ocorreu afeta muito a mente de Boyka, o que nos permite enxergar uma nova pessoa, alguém que não luta por mero prazer. Isso de alguma forma nos faz gostar mais ainda do personagem, que quando o assunto é lutas, ele consegue impressionar de todas as formas, e por outro lado, ele é um ser humano solidário que sente carinho pelas famílias. Nota-se, por exemplo, no Imbatível 3, ao descobrir que os lutadores que perdem são mortos, ele ajuda Turbo a escapar para não ser executado, já que ele tinha dois filhos. Em O Imbatível 4 a sua relação com Alma é inicialmente tensa, por conta do luto no qual ela estava pelo seu marido. Mas aos poucos, ela percebe algo diferente em Boyka, o que a motiva ajuda-lo enquanto ele a ajuda. Mas quando se fala em perdão, a situação muda muito, pois a mulher praticamente perdeu toda a família.

O desenvolvimento dos personagens principais não são tão grandes, mas entendemos o básico de cada um deles. O antagonista, por exemplo, não é muito falado sobre quem ele é ou de onde saiu, porém, sabemos que ele é alguém muito poderoso naquela localidade, até mesmo capaz de controlar a polícia. Por mais que O Imbatível 4 deixe algumas coisas sem maiores acréscimos, como o campeonato de Boyka, seu empresário, os adversários que ele enfrenta no filme, o que importa realmente é se vai cumprir o seu propósito tão aguardado, que é as cenas de combate alucinantes de Boyka, e de fato, isso não deixou a desejar. Portanto, manteve o clima, apesar de não ter sido dentro das dependências de uma prisão. O que foi até uma boa novidade de ver na franquia. 

NOTA: 7,5/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

5 comentários:

  1. douglassantos13466@gmail.com29 de março de 2020 às 10:09

    Eu gostei do filme só não curtir muito o final pq eu queria q boyka fosse participar dos torneios de lutas profissionais em mais alto nível só q ao invés disso ele foi preso espero q ele consiga sair da prisão nos próximos filmes para lutar com lutadores profissionais de nível técnico alto

    ResponderExcluir
  2. Queria que ele terminasse lutando e com a mulher,a Alma e ficasse mais tranquilo.

    ResponderExcluir
  3. Queria que ele terminasse lutando e com a mulher ao lado,a Alma...que ele terminasse mais tranquilo e apaixonado por ela.😍😁

    ResponderExcluir
  4. Olá, infelizmente as imagens do Boyka está desfocada, está baixa a qualidade pra baixar, poderia ser melhor 🧐

    ResponderExcluir