sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

VIAGEM MALDITA


Viagem Maldita, título original The Hills Have Eyes é um filme de terror americano lançado em 2006, dirigido por Alexandre Aja, e com o elenco composto por Aaron Stanford, Emilie de Ravin, Kathleen Quinlan, Ted Levine, Dan Byrd, Robert Joy e Billy Drago. O filme irá abordar uma família que ao viajarem, acabam se deparando por canibais deformados dispostos a devorarem cada um dos membros da família. O filme é um remake de um clássico do cineasta Wes Craven, Quadrilha dos Sádicos (1977). Em 2007 foi lançada uma sequência, que apesar de ser inferior, é bem mais sangrenta devido ao grau de violência ter duplicado.

Sinopse: Bob Carter (Ted Levine) é um detetive durão de Cleveland. Para comemorar seu aniversário de casamento com Ethel (Kathleen Quinlan), Bob decide levar toda a família para uma viagem através da Califórnia. A viagem é também uma oportunidade de fazer com que a família novamente se reúna, porém nem todos estão contentes com a decisão. Lynn (Vinessa Shaw), a filha mais velha do casal, está preocupada com a segurança e o conforto de seu bebê, enquanto que seu marido, Doug (Aaron Stanford), está mais interessado em se aproximar do sogro. Brenda (Emilie de Ravin), a filha adolescente, não gostou de ter que deixar os amigos para fazer a viagem, com o caçula Bobby (Dan Byrd) estando mais interessado em brincar com os dois cães pastores que possui. Apesar das reclamações, todos se reúnem no trailer antigo de Bob e seguem viagem. Ao fazer um desvio, Bob leva a família a um trecho desolado do deserto, onde não há nenhum ser vivente. O carro deles tem um problema exatamente neste local, o que faz com que não tenham como pedir ajuda. Porém, uma ameaça ainda maior surge quando a família Carter percebe que está cercada por um clã sedento de sangue, que vive escondido nas colinas.

Dos filmes de terror dos anos 2000, Viagem Maldita está entre os melhores, por que além da qualidade técnica do filme e do clima de desespero dos personagens que não querem morrer nas mãos de canibais, o filme é um acerto em relação ao original, que até mesmo Wes Craven elogiou a produção. O filme da poucas explicações a respeito dos canibais, sendo que na região desértica onde eles vivem, era um lugar onde o governo realizava experiências com radiação, e a radioatividade havia afetado algumas pessoas ali pelas redondezas. O filme não se intimida em mostrar muita violência, com mutilação e sangue, algo que Viagem Maldita está recheada.

Os canibais são altamente letais e ferozes, eles até nos lembram dos canibais do filme Pânico na Floresta, mas aqui eles não apenas rugem, eles falam normalmente. Mas um grande diferencial é que nem todos os deformados são ruins. Vale destacar uma garota que usa capa vermelha que ajuda as vítimas a escaparem. Também uma característica clichê acontece com a família, como é de costume com filmes de terror, os personagens são burros, pois quem fazia algo de útil no filme eram os cachorros. Mas isso não predomina até o final, que apela para atitudes heroicas e muito radicais da parte de um dos envolvidos. É importante salientar que o diretor resolve desenvolver um pouco os personagens principais antes de começar a dar um banho de sangue na tela, acredito particularmente que um filme de terror que se preze tem que desenvolver alguns personagens, mesmo que seja pouco. Conforme mencionado na sinopse, os membros da família Carter possuem diferentes personalidades que são bem exploradas inicialmente, mas sem perder o foco principal que o longa traria.

A fotografia do filme é um espetáculo à parte, não sei por que, mas eu amo filmes que se passam em desertos. Acho que o ambiente isolado e hostil me atrai de alguma forma. Mas quando os ataques começam, o clima do filme se direciona a muita tensão e agonia, fazendo com que o espectador não perca nada do que estaria por vir. As cenas são fortes e extremamente violentas, sem mencionar o fato dos assassinos serem de aparência horrível, além disso, são mais fortes do que uma pessoa normal, podendo facilmente levantar um homem com apenas as mãos.

À medida que o filme caminha para seu desfecho a violência aumenta gradativamente e ao mesmo tempo, os personagens que restam da família vão ganhando destaque devido a sua coragem e ousadia. Apesar do aumento da violência e mutilação, o roteiro se mantém e não deixa margens para possíveis falhas, e acima de tudo, preza a dignidade de alguém que se esforça para sobreviver. Em algumas situações pode não agradar uma grande parte do público, no entanto, o real objetivo do filme é tornar aquele deserto isolado em um campo de carnificina humana, e por mais brutal que seja o filme é bem apurado com sua premissa e com certeza agrada aos fãs do gênero.

Viagem Maldita é um filme brutal, e Alexandre Aja explora isso de uma forma magistral e competente. Um terror gore sádico e repleto de adrenalina, isso faz até mesmo com que o filme seja superior ao original. Fãs do gênero terror que ainda não conferiram essa obra, corra agora. Posso garantir que não irá se arrepender se você for daqueles que gostam de ver sangue e mutilação. Viagem Maldita é um filme ideal para isso, além de ser também bastante assustador e impactante! 

NOTA: 8,2/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário