quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

QUESTÃO DE TEMPO


O belíssimo longa britânico Questão de Tempo, título original About Time é capaz de nos deixar pensativos, quanto ao que temos na vida. Um filme que aborda viagens no tempo, mas que não se trata especificamente de uma ficção científica, e sim uma comédia romântica muito fofa bastante interessante e dramática, que possui o poder de nos cativar logo nos minutos iniciais quando o protagonista faz a primeira viagem no tempo. Escrito e dirigido por Richard Curtis, o filme foi lançado em 2013, sendo uma das surpresas mais doces daquele ano. O longa é estrelado por Domhnall Gleeson, Rachel McAdams e Bill Nighy.

Sinopse: Ao completar 21 anos, Tim (Domhnall Gleeson) é surpreendido com a notícia dada pelo seu pai (Bill Nighy), de que pertence a uma linhagem de viajantes no tempo. Ou seja, todos os homens da família conseguem viajar para o passado, bastando apenas ir para um local escuro e pensar na época e no local para onde deseja ir. Cético no começo, Tim logo se empolga com o dom ao ver que seu pai não está mentindo. Sua primeira decisão é usar esta capacidade para conseguir uma namorada, mas logo percebe que viajar no tempo e alterar o que aconteceu pode provocar consequências inesperadas.

Tim é aquele típico jovem tímido que se sente desconfortável ao estar perto de uma garota, mas seu dom lhe concede confiança. É como se ele tivesse no poder e que pode controlar tudo, até mesmo se aproveitando dos outros, em alguns momentos fazendo até deboche. No começo do filme, podemos imaginar que seria uma simples comédia romântica centrada na vida de um jovem à procura de um amor. Mas aos poucos, vamos percebendo que a ideia do filme vai muito além, ele testa nossos desejos egoístas e o fato de ter um dom para modificar certas coisas, pode gerar tudo o que sonharíamos em possuir. Porém, Richard Curtis habilmente coloca barreiras e grandes consequências de nossos atos. Gerando a reflexão a respeito da mudança de rumo, ela deve ser desfeita ou nossas ações do dia-a-dia contribuirá com aquilo que conquistaríamos no futuro?

Questão de Tempo é um filme digno de ser visto e admirado. Sua ideia nada mais é do que uma reflexão sobre nossas escolhas e desejos. No caso do protagonista, ele consegue utilizar seu dom para conquistar o coração de uma bela moça chamada Mary (Rachel McAdams), mas após conhecê-la e até mesmo conseguir seu número de telefone, ele se vê obrigado a retroceder no tempo e após isso, a bela Mary não o reconhece mais. Mostrando claramente que afetando algo no passado, altera seu futuro, isso acontece todas as vezes que ele muda algo, nos fazendo lembrar do filme Efeito Borboleta, mas com um toque romântico e divertido.

Rachel McAdams está deslumbrante! Sendo uma das atrizes mais lindas que conheço, em especial por possuir um sorriso maravilhoso, ela reflete nesse filme uma espécie de símbolo para Tim, que devido as suas mudanças, ele precisa equilibrar sua vida amorosa e sua nova família no meio de diversas mudanças que ele faz ao longo do filme. O ator Domhnall Gleeson consegue convencer e ainda mostrar para o espectador e para os demais personagens que ele não é egoísta, e suas aventuras no tempo lhe servem de lição quando chegamos ao final. Uma boa condução da história mostra o talento de Curtis, que obteve o cuidado necessário para não perder peças importantes da trama.

Vou ser sincero, seu eu tivesse o dom de mudar meu passado a fim de obter um futuro melhor, eu faria sim alguma mudança. Mas, devemos estar cientes das consequências de nossas decisões, sejam elas boas ou ruins. Os filmes em que abordam esse tipo de tema podem parecer um tanto confuso em relação de que tudo no mundo se passará dentro da mente e da vida de quem tem o poder para fazer mudanças no tempo. Embora seja difícil de entender, Questão de Tempo se interessa unicamente em nos divertir com uma boa dinâmica entre os personagens, como também nos ensinar lições valiosas. A trilha sonora é um show à parte, nos cativa de uma forma incrível dentro das situações cômicas e dramáticas do filme. Sinto também a obrigação de dizer que esse filme prendeu minha atenção de uma forma tal como nunca havia acontecido com outros filmes do gênero, e olha que já assisti diversas comédias românticas de alto nível.

Diferente de Hollywood, Questão de Tempo por ser um filme britânico, procura fugir dos possíveis clichês e até mesmo chega a brincar com eles, como por exemplo, em um pedido de casamento. E um dos motivos que me faria recomendar esta produção para alguém é que seu tema é tão contagiante, por se tratar especificamente de temas profundos sobre o dom da vida e aproveitar o amor entre nossa família enquanto podemos, como uma forma da cultivar ainda mais o carinho fraterno de nossos entes queridos, como filhos, pais, marido ou esposa. Em poucas palavras, é um filme brilhante, com ótima direção, ótimas atuações, trilha sonora e fotografia, e se você ainda não viu Questão de Tempo, não hesite em fazê-lo assim que isso for possível. 

NOTA: 10/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Um comentário:

  1. Super bom filme! Obrigada por compartilhar, você me inspirou para ver de novo. O filme é incrível. Eu acho que Rachel McAdams fez um excelente trabalho no papel. Eu adoro tudo sobre ela. Falar de ela significa falar de uma grande atuação garantida, ela se compromete com os seus personagens e sempre deixa uma grande sensação ao espectador. O mesmo aconteceu com a produção A Noite do Jogo, o novo filme de Rachel McAdams. Se vocês são amantes do trabalho da atriz este é um filme que não devem deixar de ver. Vale muito à pena, é um dos melhores do seu gênero. Além, tem pontos extras por ser uma historia criativa. Eu recomendo.

    ResponderExcluir