segunda-feira, 6 de novembro de 2017

DIVERTIDA MENTE


A produtora Pixar Animation Studios recebeu grandes elogios por ter lançado em parceria com o Walt Disney Pictures, o filme Divertida Mente em 2015. A animação fez tanto sucesso que lhe rendeu o Oscar de Melhor Filme de Animação. Dirigido por Pete Docter, e com vozes de Amy Poehler, Phyllis Smith, Lewis Black e Bill Hader. Divertida Mente explora um tema bastante complexo para ser direcionado às crianças, e que embora seja uma animação, o tema e a mensagem central do filme só será entendida por pessoas que tem discernimento das coisas. Mas, é claro que o filme também é muito divertido, repleto de situações cômicas capaz de nos fazer rir, mas, em contraste, há um toque dramático muito forte, que nos emociona a ponto de fazer uma reflexão sobre a importância de nossas emoções.

Sinopse: Crescer pode ser uma jornada turbulenta, e com Riley não é diferente. Ela é retirada de sua vida no meio-oeste americano quando seu pai arruma um novo emprego em São Francisco. Como todos nós, Riley é guiada pelas emoções: Alegria (Amy Poehler), Medo (Bill Hader), Raiva (Lewis Black), Nojinho (Mindy Kaling) e Tristeza (Phyllis Smith). As emoções vivem no centro de controle dentro da mente de Riley, onde a ajudam com conselhos em sua vida cotidiana. Conforme Riley e suas emoções se esforçam para se adaptar à nova vida em São Francisco, começa uma nova agitação no centro de controle. Embora Alegria, a principal e mais importante emoção de Riley, tente se manter positiva, as emoções entram em conflito sobre qual a melhor maneira de viver em uma nova cidade, casa e escola.

Logo de inicio, o filme já consegue nos prender por que o tempo todo, nós vemos as emoções no centro de controle trabalhando duro para fazer da vida de Riley a melhor possível. Tudo é muito bem feito, como por exemplo, os eventos do dia de Riley são armazenados em esferas que representam as memórias da vida da garota. O filme ensina com perfeição como a mente pode ser afetada com grandes mudanças na vida, o que exatamente ocorre quando Riley enfrenta o dilema de morar em outro lugar, longe de seus amigos e hábitos que eram comuns, entre eles o de jogar Hockey. Assim, mudanças de comportamento acontecem e as emoções dentro da mente da garota passam a desempenhar seu papel em meio às situações que acontecem no dia-a-dia da menina.

Um detalhe muito interessante e que logo me chamou a atenção, foi o fato da Alegria e as demais emoções repreenderem muito a Tristeza, sempre que ela ia fazer algo, Alegria principalmente, já a impedia com receio de que algo possa deixar Riley triste. Aos poucos durante o decorrer do filme, entendemos a grande lição de que todas as emoções têm um papel importante na vida das pessoas, e que se faltar alguma, tudo pode desmoronar. E é exatamente o que acontece no filme. Alegria e a Tristeza acabam se perdendo dentro do cérebro de Riley, estando longe do centro de controle. Isso acaba fazendo com que a garota mude drasticamente seu comportamento, pois as ausências da alegria e da tristeza fizeram dela uma garota rebelde, que motivada pela raiva acaba até mesmo fugindo de casa.

As emoções Raiva, Nojinho e Medo até que tentam esbanjar alguma alegria na garota, pois essa era a sua principal emoção que resolvia os problemas da melhor maneira possível, mas sem a emoção da alegria, isso não acontece. E quando o mundo na mente de Riley está um caos, pois ela quebra os padrões de moral, tal como a honestidade, várias memórias boas a respeito do Hockey sendo descartadas. O conflito com sua melhor amiga, e até mesmo a Alegria se viu ameaçada de ser completamente esquecida da mente de Riley, caindo numa espécie de lixão onde as lembranças que serão esquecidas completamente viram pó. Mas, Alegria que consegue escapar por pouco.

Durante a parte mais emocionante, onde a emoção do Medo faz Riley cair em si e voltar para a família, é nessa hora que entendemos o papel da Tristeza, e o fato dessa emoção ter sido ignorada, desde o inicio, ela consegue fazer com que os sentimentos mais sensíveis de Riley venham à tona, e assim consegue reconstruir tudo o que era perfeito em sua mente. E isso traz resultados positivos, como o retorno ao Hockey, a escola, e a convivência com a família, que estava ameaçada por sentimentos ruins. Tudo encaixado e elaborado de uma forma eficaz e esplêndida!

Se há importantes lições que possam ser tiradas através de um filme, Divertida Mente cumpre esse papel muito bem. Nele conseguimos entender a importância das emoções, como determinadas mudanças podem nos afetar mentalmente, e sentimentos como a Tristeza que desempenham um papel fundamental quando fazemos algo de errado, que depois nos arrependemos, pois ser triste não é uma coisa ruim, muito pelo contrário ajuda melhor do que qualquer outra emoção em situações assim. De fato, é um filme único, uma ideia muito bem encaixada de uma maneira divertida e emocionante.

A Pixar já é famosa em produzir animações no bom estilo, que além de divertir, consegue emocionar, isso em si é uma conquista tão grande que induzem até mesmo a aqueles que não são muito achegados à animação a conferirem outras obras da produtora. Em Divertida Mente não há o que reclamar ou falar mal, sinceramente. Os personagens que representam as emoções são tão fofos e carismáticos que dá muita vontade de ter um em casa, como eu não sou mais criança, eu poderia fingir ser uma. E por falar nisso, há um detalhe que não posso deixar de mencionar aqui, é a questão da nostalgia. Isso é explorado no filme? Sim, e como hein. Dentro do cérebro de Riley há uma parte onde ela guarda as grandes lembranças no decorrer da vida, muitas delas sendo inesquecíveis. É aí que nós relacionamos aos eventos antigos que nos deixam saudades, estão todos ali guardadinhos na nossa mente.

Simplesmente genial! Divertida Mente é um filme bastante divertido, até mesmo os adultos irão se cativar com a história, sendo que a mensagem final do filme só será entendida por quem já passou por grandes mudanças, uma criança dificilmente conseguirá captar a essência da história, para elas o que mais vale é a diversão e claro a animação colorida. Se você ainda não viu Divertida Mente não sabe o que tá perdendo, eu particularmente considero um dos melhores filmes de animação que já vi até hoje, mais do que merecido o Oscar. 


NOTA: 10/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Um comentário:

  1. tb amei essa animação. adoro animações e gostei da profundidade do roteiro dessa. beijos, pedrita

    ResponderExcluir