sexta-feira, 8 de setembro de 2017

OLHOS FAMINTOS



Olhos Famintos veio como uma nova geração dos filmes de terror contemporâneo. Mas sem apelar para os clichês de filmes famosos como a série Pânico. Lançado em 2001, dirigido por Victor Salva, o nome original do filme é Jeepers Creepers, que é uma canção que aparece no filme, e no qual o título original do filme foi retirado. Produzido com baixo orçamento, o filme consegue se superar em seu conteúdo, mesmo que não desenvolva muito alguns de seus personagens, o que inclui o antagonista. Estrelado por Gina Philips e Justin Long, o filme conta uma história horripilante sobre uma criatura sombria que persegue dois jovens irmãos.

De volta das férias da universidade, os irmãos Trisha (Gina Philips) e Darry (Justin Long) seguem de carro para casa em uma estrada pouco movimentada. Eis que surge um velho caminhão em alta velocidade que assusta os irmãos, e os ultrapassa. Parecia que havia um psicopata ao volante. Passado o susto, Trisha e Darry seguem caminho, e acabam avistando novamente o velho caminhão estacionado perto de uma igreja abandonada à beira da estrada. Ao chegarem mais perto, eles avistam alguém, possivelmente o motorista jogando o que parecia ser um corpo enrolado com lençol dentro de um cano. O homem misterioso os avista e começa mais uma vez a persegui-los a ponto de tirá-los da estrada.

Poderia ter acabado tudo aí, mas Darry insiste em voltar para a velha igreja para certificar-se de que o corpo jogado no cano ainda estivesse vivo. Trisha imediatamente recusa, mas Darry insiste tanto que eles acabam voltando à igreja. E ao tentar olhar no cano, Darry acaba escorregando e caindo no porão. Ao abrir o lençol que estava enrolado no corpo, ele vê um garoto agonizando, pois estava do tórax até a barriga costurada. 

Acha que acaba por aí? Darry percebe dentro do porão vários corpos grudados na parede e no teto, muitos pareciam que eram de pessoas que viveram muito tempo atrás. Todos eles esfolados e costurados. Um verdadeiro circo de horrores que fazem com que Darry ficasse apavorado e voltasse para o carro onde estava sua irmã. Os dois irmãos vão buscar a ajuda da polícia. Mas o motorista do caminhão passa a persegui-los incansavelmente. Farejando suas roupas, em especial as de Darry. É aí que nós percebemos que esse vilão é um demônio de aparência assustadora que se alimenta durante 23 dias a cada 23 anos. 

Visivelmente indestrutível, a criatura mata policiais e tudo que tiver na sua frente, pois ele quer alguma coisa dos jovens irmãos. E parece que nada irá detê-lo. Um terror fidedigno capaz de prender sua atenção logo nos momentos iniciais. Trazendo cenas horripilantes de canibalismo. E claro que durante a noite se torna mais evidente o terror que os protagonistas passam ao serem perseguidos por uma criatura desconhecida que não teme nada, nem mesmo armas de fogo. No entanto, o filme traz uma personagem que parece ser uma vidente que conhece a criatura e do que ela é capaz de fazer, ela tenta ajudar os jovens a fugir até que termine os 23 dias, e a criatura volte a hibernar. Mesmo sem entendermos como acontece, é enfatizado que cada vez que a música Jeepers Creepers tocar, isso é sinal de que a criatura irá atacar. E é interessante que isso acontece no filme.

O diferencial de Olhos Famintos é que ele não traz assassinos humanos ou pessoas sendo possuídas. O fato de ter uma criatura demoníaca (que não possui ninguém, apenas se alimenta) que persegue dois jovens durante todo o filme, já é em si uma grande inovação o cinema de terror contemporâneo. E mesmo que o filme não explique como a criatura aparece, nem suas origens e por que ela se alimenta de pessoas, nem mesmo se preocupa em desenvolver aquela vidente que aparece do nada e sabe de muita coisa. O filme Olhos Famintos é amplamente reconhecido como um dos melhores filmes de terror da virada do século 21. A sensação de medo dos personagens principais em relação ao pesadelo que os assola é ótima e combina perfeitamente com o ambiente e a trilha sonora do filme. 

Olhos Famintos gerou continuações, a segunda com mais carnificina, porém sem um desenvolvimento melhor dos personagens principais. E a terceira parte devido a muitos anos de atraso, foi lançado em setembro de 2017 nos EUA, porém infelizmente não saiu conforme os fãs esperavam. 

NOTA: 8,5/10

Veja o trailer de Olhos Famintos no vídeo abaixo: 

Um comentário:

  1. Marcou minha infância. Tive muitos pesadelos com esse monstro! kkk

    ResponderExcluir