sexta-feira, 15 de setembro de 2017

O PEQUENINO



Os irmãos Wayans são mundialmente conhecidos por produzirem filmes de comédia em que um de seus pilares se encontra em conteúdos sexuais e piadas raciais. Depois de muito sucesso com a franquia Todo Mundo em Pânico e As Branquelas, os irmãos apareceram novamente em O Pequenino lançado em 2006, que apesar de ser bem engraçado, acabou decepcionando por conta de um roteiro mal feito. O filme foi dirigido por Keenen Ivory Wayans, e é protagonizado por Marlon Wayans, Shawn Wayans, Kerry Washington e Tracy Morgan.  

O filme é bem simples. Uma dupla de ladrões, Calvin (Marlon Wayans) e seu parceiro Percy (Tracy Morgan) planejam realizar um roubo perfeito. Calvin é ex-presidiário e não tem sequer um metro de altura, e estava ansiando sua aposentadoria. Durante o assalto em uma joalheria, quando tentava roubar o diamante mais valioso da loja, Calvin se vê obrigado a escondê-lo dentro da bolsa de Vanessa (Kerry Washington) para que a polícia não o pegasse. Mas para recuperar o diamante, a dupla elabora um plano para Calvin se disfarçar de bebê e se infiltrar na casa, esse plano se deu após descobrirem que o marido de Vanessa, Darryl (Shawn Mayans) sonhava em ser pai. Então a ideia era que o casal adotasse a criança falsificada para poder recuperar a joia.

O problema é que a vida de bebê para Calvin lhe prepararia várias situações inusitadas e cômicas, sem mencionar o fato da polícia que estava perseguindo a dupla por conta do roubo à joalheria. Diante de tais eventos, O Pequenino consegue nos arrancar boas risadas, porém, se formos levar em conta o roteiro, facilmente iremos detectar furos gritantes! 

Calvin e Percy viraram notícia na tv, mas mesmo com isso, o casal Derryl e Vanessa não descobrem nada. Nem seus amigos que se achegam a Calvin, achando que ele é um bebê, também parece que nenhum deles assiste tv. Além do mais, o filme traz piadas forçadas, mas que a comédia mesmo está nas atitudes de Calvin ao lidar com essa situação um tanto constrangedora, um sorrido imenso no rosto onde seus dentes são amplamente expostos e ninguém consegue perceber que ali se trata de adulto, também as tatuagens e marcas de facadas são vistas e inicialmente consideradas suspeitas, mas com apenas um “gugu dadá” de Calvin, é suficiente para conquistar a simpatia e afeto do casal. O filme deveria ter sido mais curto, e é totalmente irrelevante a brincadeira de Calvin com outras crianças, até mesmo a cena do jogo de futebol americano.

Ainda assim, o filme inclui a possibilidade do ladrão virar bonzinho, após este receber carinho e amor, tal como nunca tinha recebido antes. O que motiva o ladrão se tornar herói, ao descobrir que seus chefes, a quem o diamante seria entregue, ameaça a nova família de Calvin. Sim, ele passa a considerar Vanessa e Darryl como sua família. Os irmãos Wayans até que tentaram fazer melhor do que as produções anteriores, mas exageraram demais. Em todo caso, o filme é divertido e pra quem não é nada exigente, sem dúvidas gostou e aprovou. 

NOTA: 6/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário