terça-feira, 5 de setembro de 2017

LOUCA OBSESSÃO (1990)


Tenho certeza que todo cinéfilo conhece um escritor chamado Stephen King. Muitos de seus escritos foram adaptados ao cinema, em sua maioria são filmes de terror. Todas as adaptações são geniais, com histórias surpreendentes e assustadoras. Vamos falar neste artigo sobre o filme Louca Obsessão lançado em 1990, dirigido por Rob Reiner e foi baseado no livro de King com o título Misery (Também o título original do filme), o longa é estrelado pelo ator James Caan e pela atriz Kathy Bates, esta fez um trabalho brilhante que conquistou o Oscar de Melhor Atriz.

Atenção! O texto a seguir pode conter alguns spoilers!

A história desse filme é a seguinte: o famoso escritor Paul Sheldon (James Caan) está produzindo o derradeiro livro da bem sucedida série Misery. Porém ele sofre um acidente em uma estrada deserta, mas que nas imediações mora a enfermeira Annie Wilkes, que o socorre e o leva para sua casa. Annie a todo o momento diz a Paul que é sua “fã número 1” e que acompanha a série Misery como nunca, sendo uma das primeiras a comprar o volume assim que é lançado. Paul tem suas pernas quebradas no acidente, e Annie cuidadosamente ajuda seu ídolo a se recuperar, ao mesmo tempo em que ela considera um honra fazer isso.


Aos poucos Paul percebe que existe uma coisa anormal na sua “fã número 1”, sua mentalidade é explosiva e se altera com muita facilidade. O pior acontece quando Annie olhando os rascunhos do novo livro de Paul, ela descobre que a personagem Misery, a quem ela ama de paixão, será morta. Indignada com isso, ela queima todo o rascunho e obriga Paul a escrever outro diferente e que só sairá dali se ele trazer a Misery de volta. Sem poder se locomover por causa de suas pernas, Sheldon vive a mercê das maluquices de Annie que revela seu lado psicopata. Agindo muitas vezes com violência. Tudo isso acontece por que Paul Sheldon resolve dar um fim numa série que já constava com seis volumes, e ele tinha o direito legal de fazer isso. Mas Annie dominada pela raiva faz da recuperação do escritor um inferno, nem mesmo avisa a policia ou seus familiares de que Paul estava vivo e se recuperando. 

Durante todo o filme, somos bombardeados por cenas muito tensas e sufocantes. Torcemos juntos com o escritor que acaba sendo vítima de seu próprio trabalho. O filme prende a atenção até o final, mesmo quando na maior parte do longa se passa dentro da casa de Annie, isso contribui bastante para um clima claustrofóbico. Além disso, o filme é dotado de humor negro, em especial da personagem Annie, em algumas cenas hilárias envolvendo ela. 

Apesar de não ser aquele filme que te dar sustos ou que tem aparições sobrenaturais, o filme é de terror misturado com uma boa dose de suspense que deixa o clima do filme mais quente e aterrador, pois há cenas que são capazes de nos fazer sentir na pele a dor que o personagem passa ao ser torturado de uma forma cruel pela enfermeira maluca que mostra claramente uma obsessão que passa dos limites. O título do filme aqui no Brasil remete especialmente isso. 

A fotografia do filme combina perfeitamente com o que se passa na história. A atuação de James Caan é brilhante! Ele consegue repassar muita agonia e desespero do seu personagem, além de estar imóvel, ele até que tenta escapar, mas há muitas barreiras no caminho que o deixa sem saída. E Kathy Bates? Impecável! Sua interpretação é extremamente natural e não deixa nenhum vestígio de cansaço ou expressões contrárias ao que sua personagem exige que se faça. Sua forma de se exaltar de uma hora pra outra também merece destaque; ela esta ali calma dando comida para seu paciente e conversando sobre o livro quando de repente, ela explode, fala alto, seus olhos ficam grandes, começa a usar palavreado forte e até derrubar a comida na cama sem que perceba. 

Sim, visivelmente, notamos que a personagem Annie é muito forte e difícil de interpretar, em especial se você possui características contrárias. Kathy Bates mereceu o Oscar, e é quase que impossível não se impressionar com o seu desempenho no filme. Uma grande obra do mestre Stephen King que merece seu espaço no mundo do cinema. 

NOTA: 9,6/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário