domingo, 3 de setembro de 2017

BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS



Christopher Nolan apostou, ganhou e se consagrou. Ao oferecer a Warner Bros sobre seu novo Batman, ele conseguiu um trabalho tão bem feito e merecedor de aplausos e elogios. E será que um filme de muito sucesso como Batman Begins iria ficar apenas por isso? É óbvio que não! Nolan acrescentou mais a história, novos personagens, novos desafios e grandes talentos. Nolan dirigiu e explodiu o mundo com um de seus maiores sucessos: Batman: O Cavaleiro das Trevas. O filme foi lançado em 2008, sendo uma continuação do filme de 2005. Christian Bale repete seu papel como Bruce Wayne, os atores Morgan Freeman, Gary Oldman e Michael Caine também reprisam seus papéis. No filme são introduzidos novos personagens, como o promotor Harvey Dent (Aaron Eckhart), o vilão Coringa (Heath Ledger), e Rachel é interpretada por outra atriz, Maggie Gyllenhaal.

Atenção: o texto a seguir contém leves spoilers!


Este filme traz uma história bem mais séria e complexa do que Batman Begins, e é claro muito superior em diversos aspectos. Os personagens são mais desenvolvidos, e Nolan não se preocupa em apenas mostrar o homem morcego dando surra em bandidos. Longe dessa premissa, O Cavaleiro das Trevas introduz ao roteiro um desenvolvimento de diversos personagens, sejam eles coadjuvantes ou antagonistas. O protagonista Bruce Wayne não aparece mais do que os outros, embora ele ainda seja o protagonista e peça central do longa. Entretanto, Harvey Dent e o Coringa dividem a tela igualmente ao Bruce, e suas atitudes perante a cidade contribuem muito para que o filme seja completo, sem furos e sem diálogos desnecessários. Sim, o filme traz em cada cena um aspecto importante que mostrará ao longo de sua duração um motivo e uma causa, pela qual o filme é cheio de surpresas e reviravoltas.

Desde o primeiro filme, onde o Batman apareceu e resolveu colocar ordem na cidade de Gotham, fazendo com que os bandidos passassem a maior parte do tempo com medo. Neste filme tem uma dose tripla para os criminosos. O dedicado promotor Harvey Dent põe os bandidos no xadrez com a ajuda de Rachel (sua nova namorada). Além disso, o tenente Gordon também se dedica a acabar com a máfia que assola a cidade. Por isso, com Batman, Harvey Dent e Jim Gordon, os vilões tem o triplo do problema que os colocam em um fogo cruzado. Vale lembrar que o Batman trabalha junto com a polícia, em especial com Gordon, é como um tipo de parceria na luta contra o crime.


Para entendermos melhor essa situação, no inicio do filme o palhaço Coringa e seus comparsas roubam um banco que pertence à máfia, e isso acaba fazendo com que a policia em parceria com o promotor Harvey rastreie o dinheiro, para o desespero dos criminosos. Porém, um contador Chinês esconde o dinheiro e foge para Hong Kong longe da jurisdição do Dent, assim o plano de acabar com a máfia não iria se concretizar. E em uma reunião dos caras da máfia com esse contador que estava falando do avião, o Coringa invade a sala e diz que não adiantaria fugir para outro país se querem resolver seus problemas. E que o Batman iria até Hong Kong trazer o contador de volta, e é assim que acontece, após um acordo entre o Batman, Harvey e o tenente Gordon. Os criminosos se veem obrigados a contratar o Coringa para acabar com o Batman, em troca da metade do dinheiro, proposto pelo palhaço.


É dessa forma que o filme irá se desenrolar e num piscar de olhos, nós vemos a cidade de Gotham desmoronar por completo diante dos planos do maluco e esperto Coringa. Batman veio trazer justiça, mas com um vilão tão astuto e arma planos que o fazem pensar em desistir. Por outro lado, Bruce Wayne vê uma oportunidade de se aposentar do Batman, após ver Harvey colocar mais da metade dos criminosos na cadeia. Mas, em contraste com tudo isso, o Coringa consegue matar pessoas importantes, desencadeando uma guerra contra o Batman, quando este deveria impedir, se apenas revelasse sua identidade.

De fato, Nolan se surpreendeu na direção e condução da narrativa que fez do filme uma verdadeira obra de arte, incomparável com outros filmes de super-herói. O diretor também teve o cuidado para não extrapolar nos diálogos apresentados pelos personagens. Rachel, por exemplo, tem uma participação mais ativa no filme, sendo muito importante no clímax, como também ela é vista como uma das esperanças de vida normal para Bruce Wayne.


Falando do personagem que mais cativou o público: o Coringa. Heath Ledger encarnou um vilão de uma forma impressionante! Seu talento foi tão grande que poderíamos considerar o Coringa como a atração principal do filme! Ele rouba a cena literalmente, mesmo quando está encrencado. Seu personagem é tão inteligente que nem mesmo a polícia e nem o Batman o consegue impedir de fazer da cidade um inferno, e ele ainda sai vitorioso apesar de não conseguir fugir no final. Uma das coisas que mais impressiona a ponto de amar esse personagem está exclusivamente em suas falas e discursos durante o filme. Muitas delas ficaram tão famosas que se repetimos, alguém dirá: ‘essa frase é do Coringa.’ Citarei alguns de seus famosos discursos: 

Eu acredito que o não nos mata, nos torna mais... estranhos!” (frase dita para o gerente do banco da máfia)

“Eu sei por que vocês fazem suas reuniões durante o dia, eu sei por que temem sair à noite. O Batman, ele infelizmente mostrou a Gotham quem vocês são. Dent é só o começo. E quanto ao que o cara da televisão está chamando de plano, o Batman não respeita jurisdições, ele vai acha-lo e vai fazê-lo piar. Eu sei reconhecer um delator quando vejo um.” (Coringa para os chefes da máfia)


“A loucura é como a gravidade, só precisa de um empurrãozinho.” (frase dita para o Batman)


“Quer saber por que eu uso uma faca? Armas são rápidas demais. Você não pode saborear todas as… pequenas emoções. Sabe, em seus momentos derradeiros… as pessoas mostram quem são de verdade. De certa forma, eu conheço seus amigos melhor do que você. Gostaria de saber quais deles eram covardes?” (Coringa falando para um policial)
“Eu sou um cara que faz planos? Sabe o que eu sou? Eu sou um cão louco por carros, não sei o que fazer se eu pegasse um. Sabe, eu só faço as coisas.” (Coringa falando para Harvey Dent)


"Eu tinha uma mulher e ela era bonita como você. Ela dizia que eu me preocupava demais, dizia que eu devia sorrir mais... Ela jogava e se envolveu até o pescoço com agiotas. Um dia retalharam a cara dela, não tínhamos grana para a cirurgia, ela não aguentou. Eu só queria vê-la sorrir outra vez. Queria que eu soubesse que eu não ligava para as cicatrizes. Então... Eu enfiei uma navalha na boca e fiz isto, comigo. E adivinha? Ela não aguentou me ver, e foi embora. Agora eu vejo o lado irônico: eu estou sempre sorrindo. (Coringa falando para Rachel Dawes) 


É realmente uma pena a tragédia que aconteceu com o ator Heath Ledger, ele lamentavelmente faleceu pouco depois das filmagens, o que não deu tempo de poder ver o seu maravilhoso desempenho no filme. Vale destacar que o Coringa foi o papel mais importante da carreira de Ledger, e isso rendeu a muitos prêmios e indicações por sua brilhante atuação. No entanto, Christopher Nolan não se limitou apenas ao Coringa como vilão, Batman: O Cavaleiro das Trevas também trouxe o Duas-Caras, que é nada mais, nada menos que Harvey Dent, que teve uma parte do seu rosto queimado em uma explosão, e a partir daí ele vive nutrido pelo ódio, até mesmo do Batman. No filme, sua aparição é mostrada nos mínimos detalhes e nada foge de sua perspectiva, no meio de tanto acontecimento durante o filme.


As cenas de ação merecem todo crédito. Uma das melhores sequências está na destruição de um hospital, feito pelo Coringa que sai de dentro mostrando satisfação de ver todo aquele prédio sendo derrubado por ele. Cenas como perseguição a carro dentro de túneis são maravilhosamente bem feitas, Batman chega até mesmo invadir shoppings com seu Batmóvel que se transforma em uma moto após uma colisão. Em poucas palavras, Batman O Cavaleiro das Trevas é uma verdadeira obra-prima, construída e desenvolvida por um diretor, uma produção e um elenco de primeira. Além dos personagens já abordados até aqui, Morgan Freeman e Gary Oldman são de extrema importância no filme. Mas por que Nolan apostou tanto em seus personagens a ponto de desenvolvê-los melhor para ter uma participação mais longa no filme? Ao meu ver, isso é uma prova viva de que para desenvolver um roteiro bastante complexo, é mais do que necessário que alguns coadjuvantes tenham mais participação e sejam figuras centrais importantes naquilo que o filme quer mostrar. 

Em resumo, o filme é isso: máfia, investigação policial, bandidos desesperados, promotoria pública sendo venerado pelas pessoas, um herói aceito pela cidade e um terrorista psicótico que faria com que a paz da cidade virasse de cabeça para baixo. Posso até estar exagerando, mas Cavaleiro das Trevas é o melhor filme com o Batman e talvez o melhor dentre os super-heróis, não apenas pelas atuações, mas pela história muito bem contada, repleta de ação e atitudes que fazem uma cidade perder o controle. Conforme todos sabemos, após o homem-morcego ter sido crucificado pelo horrível filme Batman e Robin (se é que eu posso chamar aquilo de filme), Nolan e seu Batman veio como uma avalanche, fazendo as pessoas perceberem que Batman não é um personagem medíocre. Christopher Nolan deu um pontapé nas produções que mataram o personagem, e seu trabalho foi ressuscitar o herói, e conseguiu isso de uma forma que outro cineasta talvez não conseguisse.  

NOTA: 10/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Um comentário:

  1. Eu concordo com a sua crítica. Este é um grande filme. Eu pessoalmente amei do trabalho de Morgan Freeman no elenco. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes comedia atuais, e vejo muita evolução, mostra personagens com maior seguridade e que enchem de emoções ao expectador. Também desfrutei muito sua atuação no filme Apenas o Começo, cuida todos os detalhes e como resultado é uma grande produção e muito bom filme.

    ResponderExcluir