sábado, 26 de agosto de 2017

NASCIDO PARA LUTAR (2004)


Os tailandeses sabem explorar muito bem o cinema, embora aqui no Brasil não conheçamos muito os seus filmes, pelo menos os poucos que conhecemos são suficientes para nos mostrar grandes talentos e criatividade por parte dos produtores e artistas. Chamando atenção para filmes de ação, os tailandeses se superam, muito embora eles não se preocupem com um roteiro complexo ou uma história bem desenvolvida. Vamos falar de Nascido para Lutar lançado em 2004, dirigido por Panna Rittikrai.


Sinopse: Um Policial que luta contra o crime organizado visita uma pequena aldeia e é surpreendido pela gangue do cruel General Yang. Agora, com a ajuda de um grupo de atletas, ele precisa deter Yang, que planejar jogar um míssil em Bangkok.


Segundo os produtores, eles não utilizaram dublês para esse filme, e diga-se de passagem, o longa é repleto de cenas perigosas. Então levando por esse lado, podemos adquirir grandes expectativas antes de assisti-lo. No entanto, ao pesquisar na internet sobre esse filme, percebi que a vasta maioria das pessoas não o conhece. Por esses motivos, resolvi escrever sobre Nascido Para Lutar, embora eu já tenha publicado críticas sobre alguns filmes tailandeses neste blog, e tem mais produções orientais que estão na minha lista.


Nascido Para Lutar é um longa-metragem que mostra uma verdadeira guerra, com muita ação, pancadaria e tiroteios. Até mesmo os velhos e deficientes físicos partem pra briga. Mas uma ênfase essencial do filme está em uma equipe esportiva, embora eu nunca os tivesse visto antes em alguma competição como os jogos olímpicos, essa equipe mostra habilidades de acordo com a modalidade esportiva na qual cada um pratica. Como que isso foi parar em um filme? Uma grande ideia de Rittikrai ao reunir atletas olímpicos para estrelar um baita filme de ação. 

Para entender esse contexto e como esses atletas vão ter que lutar na história, temos que pegar do inicio. O protagonista Deaw (Dan Chupong) e seu amigo e companheiro são policiais federais prontos para efetuar a prisão de um traficante muito famoso, o general Yang. Mesmo disfarçados, eles são reconhecidos pelo bandido, o que desencadeia uma verdadeira carnificina e perseguição na estrada, no inicio do filme já nos deparamos com muita adrenalina logo de cara, aumentando ainda mais nossas expectativas para um grande filme de ação. E vai por mim, o filme cumpre o que promete...


Mesmo a missão sendo cumprida e o traficante colocado atrás das grades, Deaw acaba perdendo seu amigo em uma explosão, o que lhe gera depressão e sentimento de culpa. Sua irmã Nui, é uma campeã de Taekwondo e o comunica sobre um evento de caridade patrocinado pela Sociedade Nacional de Esportes da Tailândia, onde ela e outros atletas olímpicos de diferentes modalidades irão ajudar um vilarejo pobre que fica perto da fronteira com a Birmânia. E Deaw resolve ir junto com sua irmã.

Porém, ao que parecia ser uma visita pacífica e um meio de fazer novas amizades, essa viagem se torna um verdadeiro inferno quando a milícia do general Yang, que fora preso no inicio, chega atacando tudo, matando inúmeros dos habitantes do vilarejo e fazendo o restante de refém. O que eles queriam? Queriam que o governo tailandês libertasse seu líder em um prazo determinado, caso contrário todos os habitantes do vilarejo iriam morrer e que o massacre seria mostrado na internet para o mundo todo.


Como se não bastasse, esses terroristas ainda planejavam lançar um míssil nuclear na capital tailandesa, matando ainda mais pessoas. E ao saber disso, o policial Deaw procura incentivar o máximo de pessoas, em especial os atletas visitantes a lutar até o fim para proteger seu país. Sendo que a força maior viria após um rádio tocar o hino tailandês, causando o que podemos caracterizar uma verdadeira revolução por parte dos reféns, que mesmo desarmados, partem pra cima dos invasores, resultando em uma grande guerra contra a milícia. E é nessa hora em que vemos os atletas mostrarem do que são capazes. O filme na sua maior parte nos mostra uma coreografia de luta excepcional e admirável! 


O filme é conduzido sem muita enrolação, e é bastante eficaz para impressionar o espectador, o filme não deixa a desejar quando quer mostrar lutas, tiros e explosões. E mesmo com toda essa ação, o roteiro contém uma história coerente. Em termos de atuações, não vemos nada de excepcional, entretanto, os atletas roubaram a cena literalmente, usando suas habilidades, sejam com bola, pra quem joga futebol, como dar grandes saltos e cambalhotas para quem é ginasta. 

Ainda assim, é possível perceber o lado dramático da história, como por exemplo, para quem inicialmente briga com outro, motivado por uma rixa muito boba, e depois de tudo ajudam um ao outro, sendo amigos. Além do mais, uma das crianças é lutadora e é claro que ela também luta no filme, nem os idosos escapam, por exemplo, um velhinho luta com tudo para proteger várias crianças. Por essas e outras cenas muito bem feitas, o filme é bastante agradável para os amantes de filmes de ação, e sem dúvida não se decepcionam.


Sobre não usar dublês, eu tenho minhas dúvidas quanto a isso, mesmo que nos créditos do filme são mostradas várias cenas em treinamento. Digo isso por que em algumas cenas, os atores correram sério risco de vida, dá pra perceber isso claramente. E não usar dublês, exceto nos casos em que o próprio ator é um, é muita ousadia e coragem, pra ser bem sincero! Mas o que importa é que se trata de um grande filme, e não posso deixar de mencionar que Nascido Para Lutar tem uma trilha sonora muito boa para cenas de ação, uma das melhores que já vi. É realmente uma pena que não seja muito conhecido! Mas, fica aqui a minha dica para você que curte filmes desse tipo. 


NOTA: 8/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

13 comentários:

  1. Onde posso assistir esse filme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele pode estar disponível em algumas locadoras, se ainda tiverem onde vc mora. Assisti ele em DVD, mas pela internet, vc pode assistir pelo youtube.

      Excluir
  2. ESSE FILME É DOS MESMO PRODUTORES DE ONG BACK (GUERREIRO SAGRADO) O MELHOR FILME DE LUTAR QUE JÁ ASSISTIR.

    ResponderExcluir
  3. Ya, Esse Filme É Muito Bom, Dá Pra Assistir.

    ResponderExcluir
  4. Adoro esse filme "aos olhos de Marcos sarita.. Belo Horizonte MG

    ResponderExcluir
  5. É um baita filme.. muita acção uma boa trilha sonora principalmente aque toca no final e a que toca quando o pequeno buda ajoelha pra rezar np meio de de um grupo de jovens revolucionarios contra um grupo de vilões...

    ResponderExcluir
  6. Como é o nome daquela mulher que faz ginástica? Aquela que luta dando saltos e uns soldados com machados querendo pegar ela?

    ResponderExcluir
  7. Qual é o nome da música e da cantora da música que aparece depois do início do filme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faço a mínima ideia! Já fucei aqui na internet e nenhuma informação foi encontrada.

      Excluir