segunda-feira, 7 de agosto de 2017

JOGOS MORTAIS


Conhece o assassino que não mata suas vítimas? Existe assassino que não mata? No mundo da sétima arte existe sim. Ele não mata diretamente, mas da à vítima a escolha.

Viver ou morrer? Faça sua escolha.”

Essa é uma frase sempre dita por esse cara, e dar a entender que a própria pessoa escolhe entre a vida e a morte. Esse assassino é conhecido como Jigsaw da franquia Jogos Mortais. Vamos falar do primeiro e o melhor de toda a franquia. Lançado em 2004 e dirigido por James Wan, o filme Jogos Mortais é ao contrário do que muitos pensam uma produção independente e também o primeiro trabalho de Wan como diretor. Em seu elenco temos os atores Tobin Bell, Shawnee Smith, Cary Elwes, Danny Glover e Leigh Whannell (que também foi roteirista).

Atenção: o texto a seguir contém alguns spoilers!


Jogos Mortais mistura terror, suspense e investigação policial, mas seu foco central estará em dois personagens, o Dr. Lawrence Gordon (Cary Elwes) e o fotógrafo Adam (Leigh Whannell) que acordam presos em um banheiro abandonado com os pés acorrentados na encanação, um oposto ao outro, sem qualquer chance de escapar. No meio deles está um cadáver deitado de bruços, totalmente ensanguentado segurando em uma das mãos uma arma e na outra um gravador. Os dois homens não sabem como foram parar ali e não se lembram de nada do que aconteceu antes. Porém há uma fita no bolso de cada um, assim eles percebem que terão de tocá-la no gravador que esta na mão do cadáver ensanguentado.

É dessa forma que começa o enigma, pois no gravador é ouvida uma voz maligna de alguém que possivelmente é o sequestrador. Para Adam, a fita dizia que ele tem de lutar para sobreviver, e para Gordon a fita diz que ele tem de matar Adam até às 6h da tarde, um relógio na parede indica a hora exata, caso contrário, a família de Gordon será assassinada. Até aqui já dar pra perceber o clima do filme, há um jogo mortal sendo feito. Porém, Gordon e Adam aproveitam o tempo para lembrar como tudo isso aconteceu e também descobrir um meio de sair dali com vida. 


Assim começa um jogo de quebra-cabeças, cada um juntando as peças e aos poucos tudo vai ficando claro. Paralelamente, vemos a polícia investigando os crimes do serial killer, e é mostrado como algumas pessoas foram mortas de modo brutal através de armadilhas mortais. Mas havia uma sobrevivente dessas armadilhas, o nome dela era Amanda Young (Shawnee Smith) que era viciada em drogas, e ao sobreviver aos jogos de Jigsaw, a moça é interrogada pela policia e chega até mesmo a agradecer ao assassino, dizendo que ele a ajudou a dar mais valor à vida. Nisso o espectador se pergunta: como a pessoa é sequestrada e submetida a enfrentar a morte, tendo que fazer sacrifícios apenas para dar mais valor à vida? É justamente essa a proposta de Jigsaw, para ele as pessoas reclamam demais da vida que levam, e o fato de coloca-las cara a cara como a morte, pode fazer com que elas valorizem mais o que tem na vida, mesmo que seja pouco. 


Mas por que Jigsaw faz isso? Para responder essa pergunta, precisamos entender a vida dele. Jigsaw é interpretado nesse filme por Tobin Bell, ele é um senhor de idade que sofre de câncer e está à beira da morte. Para Jigsaw a vida é a maior dádiva que se possa ter, e ele fica angustiado quando vê pessoas reclamando da vida quando não há motivo algum pra isso. Jigsaw é dono de um método muito estranho de reabilitação, para ele a pessoa tem que passar pela pior das torturas, para que depois de sobreviver, o indivíduo passasse a dar mais valor à vida que tem. E é por isso que ele submete as pessoas a esses terríveis jogos, mas sempre ele dá a chance de sobreviver, e se a pessoa morrerá ou não, vai depender apenas dela. Entende agora por que Jigsaw é o “assassino que não mata pessoas?”

Falando da qualidade técnica do filme, Jogos Mortais não tem desenvolvimento linear, mas uma mistura de eventos antes e depois, para dar um melhor entendimento na história, e que foi muito bem encaixada. Ao contrário das sequências, as armadilhas e mortes não são a prioridade desse filme, e sim a história que nos é repassada através de muitos enigmas que são descobertos pelos personagens presos no banheiro, como também pela polícia que investiga essa história de jogos com a vida das pessoas.


James Wan em seu primeiro trabalho como cineasta mostrou que entende de terror e suspense. Hoje o diretor é consagrado pelos fãs do gênero. E mesmo que pareça inacreditável, Jogos Mortais é considerado um filme de baixo orçamento, US$ 1.200.000. Para produções americanas, esse valor é mixaria. Mas o que importa é o que o filme foi muito bem feito e montado e a história de James Wan em parceria com Leigh Wannell é magnífica, e embora chegue a imitar alguns estilos de outros filmes de serial killer, Jogos Mortais tem inovação em diversos aspectos, e que se julgados por esse ponto, se torna até superior.


O filme contém um clima de mistério angustiante e cada peça do filme é incrivelmente montada com perfeição, pois para cada personagem há um propósito, para cada detalhe mesmo os minúsculos há um motivo essencial para desvendar o mistério e cooperar com o desenvolvimento. O final e desfecho de Jogos Mortais é muito surpreendente! Capaz de arrancar aplausos dos diretores M. Night Shyamalan e Alfred Hitchcock. Nesses desfechos tanto nesse primeiro filme que foi o melhor como também as suas sequências, há a famosa trilha sonora de Saw (título do filme em inglês), essa música própria do filme é de derreter os miolos e causar medo nas nossas almas. Sempre que a ouvimos, nos lembramos do boneco macabro que representa Jigsaw no filme e que aparece para falar dos jogos às pessoas que participarão. 

Como já mencionado, as sequência são recomendáveis, pois há muito quebra-cabeça na história de Jigsaw, mas que fique claro que nenhuma destas sequências supera este primeiro filme. Vale lembrar que James Wan participou diretamente na direção deste, e nas sequências houve outros nomes, a maioria delas Wan não dirigiu, mas participou da produção. Talvez o talento de Wan está nitidamente exposto no primeiro filme, e que sem dúvida mostrou ao público quem é o verdadeiro mestre do terror deste século. 

NOTA: 10/10

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário