sexta-feira, 25 de agosto de 2017

ENCURRALADA (2002)



Encurralada é um filme de suspense americano-alemão lançado em 2002, dirigido por Luis Mandoki e seu elenco conta com os atores Charlize Theron, Kevin Bacon, Stuart Townsend e Dakota Fanning. O tema deste filme apela para o sequestro e depois ao preço de um resgate, sendo recheado de muito suspense e tensão ao longo da fita. Porém, o filme acaba pecando muito perto de seu desfecho, pois estava indo tão bem, quando o roteiro resolveu derrubar a história com uma verdadeira avalanche.

Três sequestradores profissionais que armam planos perfeitos, sendo que nunca foram pegos pela polícia por conta de tais atos. São eles: Joe (Kevin Bacon) chefe e cabeça dos planos; Cheryl (Courtney Love) esposa de Joe e Marvin (Pruitt Taylor Vince). Esses três criminosos são especialistas em sequestros, mas que em todos eles nenhuma das vítimas sai machucada, exceto quando não colaboram.

Suas próximas vítimas será o casal rico Karen (Charlize Theron) e o Dr. Will (Stuart Townsend). Após o Dr. Will sair de viagem para uma palestra, Karen é surpreendida quando sua filha Abby (Dakota Fanning) foi raptada de casa por um estranho, mas que ela não poderá sair para ir atrás ou mesmo pedir ajuda, pois o chefe deles, Joe, ficará com ela durante as próximas 24 horas. Ele por sua vez, explica que Abby foi sequestrada e está sendo vigiada por Marvin em um lugar distante, e que precisa ligar para cada um de seus cúmplices a cada 30 minutos, por isso ela não pode fazer nada contra ele, e ainda diz que Karen tem pressionar seu marido, que está mantido como refém de Cheryl a realizar o pagamento do resgate, caso contrário Abby morrerá em 24 horas. O problema que agravará ainda mais essa situação, tanto para o casal como para os sequestradores, é que a pequena Abby sofre de asma, e que se não tomar seus medicamentos poderá morrer.

O filme em sua maior parte gerará conflitos entre os personagens, de um lado estão preocupados com o bem estar da filha, do outro se preocupam com o plano que tinha funcionado outras quatro vezes. É interessante ver que cada personagem tem sua companhia no meio desse sequestro. A sequestrada Abby é vigiada por Marvin; Will é vigiado por Cheryl e Karen fica a mercê de Joe e seus caprichos para com ela, que posteriormente se mostra astuta ao fazer mudanças nos planos de Joe, entre eles ao revelar sobre a doença de sua filha. 

O suspense predominava na maior parte do longa, porém, o roteiro comete um erro imperdoável. Joe não tinha sequestrado aquela família por dinheiro, tal como nas outras vezes e como é mencionado no inicio sobre o preço de um possível resgate. Toda essa premissa é jogada por água abaixo, por conta de um motivo maior envolvendo todo aquele sequestro. O filme é baseado no livro best seller de Greg Lles, e que este contém exatamente o mesmo motivo, porém com algumas diferenças. Joe na verdade queria vingança contra Will, pois achava que o médico tinha matado sua filha. Até ai, o filme é fiel ao livro ao abordar temas como a vingança. Porém quando Joe menciona que Abby é o troféu para ele e sua esposa, uma substituta para a filha falecida deles, isso derrubou completamente a premissa do filme inteiro. Isso dificulta e desagrada muito a aqueles que estavam ligados com a ideia de um resgate, mas a perspectiva é jogada pra fora com essa falha de roteiro. O erro no qual eu percebi, foi a contradição com o que fora dito antes, no momento em que a família toma conhecimento do sequestro. Esse erro foi tão agravante, que posso caracterizar como no mínimo falta de honestidade e coerência.

Ainda assim, dá pra assistir o desfecho numa boa, mas que poderia partir da proposta levantada inicialmente poderia sim, e sem dúvida teria sido bem melhor. Falando das atuações, o filme não deixa a desejar, em especial quando Charlize Theron e Kevin Bacon estão em cena. Também é importante mencionar a participação da pequena e fofa Dakota Fanning que estava conquistando seu espaço no cinema, mostrando um talento enorme, mesmo sendo tão pequena. E a direção foi louvável, exceto nos furos de roteiro obrigando o filme a conter diálogos um tanto contraditórios.

Mesmo assim, é um bom filme que merece ser visto. Encurralada pode não ser lá essas coisas, mas é assistível e para quem gosta de suspense, é um bom passatempo, ainda mais quando o elenco é cheio de grandes talentos conhecidos no mundo do cinema. 

NOTA: 6,3/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:    

Nenhum comentário:

Postar um comentário