sexta-feira, 4 de agosto de 2017

DJANGO LIVRE


Muitas vezes ficamos com preguiça de assistir um filme de 2 horas e 45 minutos. Achamos que iremos dormir na maior parte do tempo. De fato, existem sim muitos filmes longos que se torna chato, a grande duração fica sendo desnecessária. Por outro lado, existem outros que prende a atenção de uma forma que você não se dá conta do tempo passando. Pra citar um de muitos exemplos que tenho, vamos falar de um dos melhores, em minha opinião, filmes de faroeste que já assisti até o momento: Django Livre. Além de ter a grande e impecável direção de Quentin Tarantino, o filme conta com um elenco cheio de grandes estrelas, tais como: Jamie Foxx, Christoph Waltz, Leonardo DiCaprio, Kerry Washington e Samuel L. Jackson. 

Atenção: spoilers.

Lançado em 2013 no Brasil, o filme irá focar-se na vida de Django (Jamie Foxx), um escravo que tem sua vida completamente mudada quando ele é comprado pelo Dr. King Schultz (Christoph Waltz), um alemão caçador de recompensas que se esconde através de disfarces. Sua compra pelo escravo Django é feita em especial para este ajuda-lo a identificar os próximos alvos do mercenário, em troca, Django ganhará sua liberdade. E após conseguir a liberdade, Django se torna parceiro de Schultz, e obtém um grande talento como pistoleiro, e assim eles partem para resgatar a esposa de Django, Broomhida (Kerry Washington), que está sob o domínio do perverso Calvin Candie (Leonardo DiCaprio).

Ao longo do filme, vemos um ambiente típico dos faroestes, mas dessa vez se mistura com lendas alemãs. Muito sangue é jorrado quando o clímax tem início. Quentin Tarantino é mestre em criar interessantes diálogos que contribuem com o roteiro e na atuação dos personagens. Django carrega consigo a dor de ter perdido sua esposa quando eles foram vendidos como escravo, e Schultz apesar de ser um caçador de recompensas é um bom homem que não guarda preconceito com as pessoas de cor, algo que é bem comum neste filme. Os negros não são aceitos, e quando veem um livre como Django, vestido e andando a cavalo como um verdadeiro pistoleiro, as pessoas se sentem incomodadas utilizando palavras com tom pejorativo, que são comumente usadas para as pessoas de cor: os crioulos.

Nesse aspecto em que chama atenção para o racismo, o filme traz um personagem que vai além dos limites e ao mesmo tempo chega a ser cômico. Um dos escravos de Calvin, chamado Stephen, interpretado por Samuel L. Jackson, é quem comanda os outros escravos de seu dono e age a todo o momento como se não fosse escravo, ele chega até mesmo a maltratar os negros, toda hora chamando-os de crioulos, e posteriormente é ele quem estraga o plano de Django e Schultz em tentar resgatar Broomhida. Nesse aspecto, Sthepen se torna o personagem mais cruel de todo o filme, e isso mesmo ele sendo escravo e acima de tudo negro, um crioulo como qualquer outro. É um preconceito tão hipócrita que como eu disse, chega a ser cômico, em especial quando a ficha dele cai, e a única saída do indivíduo é tentar dá uma de vítima!

Mas esquisitices a parte, Samuel L. Jackson é um ator brilhante, e esse seu papel em Django Livre rouba a cena. Admiro muito esse cara e todos os papéis que ele já fez, assim como DiCaprio e os demais do elenco. Como já dito, o elenco é muito forte e cheio de talento e isso é um dos melhores aspectos do filme. Além disso, o longa tem muita ação e tiroteios, e que trás também um clima de tensão, pois os protagonistas carregam um segredo que não pode ser descoberto muito cedo pelo vilão. E mesmo ambientado numa época cheia de racismo, o protagonista sai vitorioso por que se mostra como um verdadeiro guerreiro.

Django Livre é longo, mas em nenhum momento achei cansativo, e quando o assisti, não percebi o tempo passar de tão focado que estava na história. Como mencionado no inicio, pra mim é um dos melhores faroestes que já vi, e mesmo já conhecendo a história e tudo que nela ocorre, assistirei quantas vezes for necessário, pois o que mais me admira é a maneira como é feita o desenvolvimento e as grandes interpretações do elenco magistral. 

NOTA: 10/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário