sexta-feira, 28 de julho de 2017

VOO NOTURNO (2005)


Wes Craven é um diretor já bem conhecido por dirigir filmes de terror e suspense. Porém, sua carreira foi desmoronando e seus trabalhos desagradando o público. Mas como todo bom cineasta, ele se ergue novamente e passou a produzir filmes que arrecadaram bons resultados do público geral. Voo Noturno foi um desses filmes que apesar de muitos críticos exigentes não aprovarem, ele foi bem recebido pelo público, obtendo um sucesso na bilheteria, compensando o trabalho da produção. O filme foi lançado em 2005 e é estrelado por Rachel McAdams e Cillian Murphy.

Voo Noturno conta o dilema em que Lisa Reisert (Rachel McAdams) se encontra após embarcar em um voo para Miami durante a madrugada. Durante esse voo, ela está sentada ao lado de Jackson Rippner (Cillian Murphy) que já o tinha encontrando anteriormente antes de entrar no avião. Iludida com o charme do rapaz, Lisa acaba flertando com ele durante a decolagem. Mas após isso, Jackson acaba se revelando um terrorista que exige a ajuda de Lisa para matar um político importante que estará hospedado no hotel onde ela trabalha e que também é gerente, e tal cargo daria o poder para ela mudar o quarto onde o político sempre se hospeda para outro onde será alvo de um ataque, caso contrário, seu pai será assassinado por homens que o vigiam do lado de fora da casa de Lisa. 

Percebe-se que pela sinopse, o filme é bastante previsível, e de fato é. Lisa é consciente o bastante para não colaborar com um crime que não só mataria o político, como também toda a família dele, o que inclui crianças. Um fator importante é que o filme começa de um modo muito tranquilo e mais parecia que iria desenvolver uma comédia romântica entre os personagens, mas durante o voo toda essa perspectiva cai por terra quando nos confrontamos com um ataque terrorista prestes a acontecer. Mesmo com alguns furos, o filme é um suspense agradável de se ver, Rachel McAdams e Cillian Murphy são dois atores de muito talento, e que embora o roteiro do filme não exija muito deles, ainda assim eles conseguem prender a atenção do público em seus 86 minutos de duração.

Outro fator destaque de Voo Noturno e que difere de outros filmes de suspense, é que o antagonista já é revelado no início e não temos aqui os típicos finais surpresa. O que apoia para o clímax do filme é a expectativa do público em como tudo aquilo irá acabar e de que forma será isso. Como já dito, o filme é previsível e isso tornará o desfecho bem clichê. Apesar de tudo, o filme é ágil e rápido, e não nos importamos com os defeitos já que o longa nos traz uma dinâmica bem bacana. 

O clima na maior parte do filme é angustiante em vista do que a protagonista se passa dentro do avião, sem poder pedir ajuda a ninguém. Wes Craven foi habilidoso na direção e não é atoa que esse filme tenha conquistado de alguma forma a simpatia das pessoas. Em outras palavras, o filme te prende de uma forma sufocante, não levando em conta suas pequenas falhas, mas a tensão e a expectativa a que nos é concedida nos eleva ao alto nível de claustrofobia e medo de que algo trágico aconteça sem que antes possa ser impedido. O destaque total de todo o longa está na atuação da Rachel e do Cillian, e isso tornou o filme eficaz no seu objetivo. Quem gosta de um suspense tenso e um pouco previsível, vai gostar desse filme, embora seja mais do que claro perceber que ele poderia ter sido bem melhor. 

NOTA: 7/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

2 comentários:

  1. Bom post, na verdade parece ótimo. Os filmes devem sempre ter uma história que capte o espectador, e Dunkirk tem uma historia muito interessante, acho que sem dúvida seu êxito se deve ao o trabalho dos atores, a direção e a trilha sonora, pois é extraordinário e consegue nos comover, sobre tudo um de meus atores preferidos, sem dúvida é um dos melhores filmes com Cillian Murphy, tambem Chirstopher Nolan é responsável do um excelente filme com bons efeitos especiais, o que não me surpreende, pois em outras ocasiões já demonstrou ser um dos melhores de todo Hollywood, espero ansiosamente seu próximo projeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida nenhuma que Nolan é um dos melhores cineastas da nossa Era. No caso do filme Dunkirk, teve uma estória comovente e interessante ambientada no meio de uma Guerra. Porém, achei o desenvolvimento um pouco arrastado, apesar das cenas de conflito maravilhosamente bem feitas. Abraço!

      Excluir