quarta-feira, 12 de julho de 2017

TITANIC (1997)


É inegável o imenso sucesso conquistado pelo filme Titanic de James Cameron, lançado em 1997. Conseguiu bater recordes nas bilheterias e chegou até mesmo a levantar 11 estatuetas do Oscar. Ao assistirmos ao filme, não é difícil entender tamanho sucesso, já que todos, praticamente todos já assistiram e conhecem os personagens, a trilha sonora, e o acontecimento real que foi retratado de maneira brilhante no filme, o náufrago do navio Titanic. Mesmo hoje, o filme é venerado e admirado por uma imensa legião de cinéfilos e do público geral, alcançando pessoas dessa nova geração e que com certeza irá alcançar muitas gerações futuras.

Os protagonistas do longa são os ainda jovens, Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, que interpretaram os personagens Jack e Rose, ambos separados por classes sociais. Os eventos do filme na realidade são relatados por Rose, 84 anos depois que o Titanic afundou no oceano atlântico, e ela já estava bem velha. (Foi interpretada por Gloria Stuart) Ela conta para diversas pessoas como foi sua experiência dentro do navio, o filme são mais de 3 horas de duração e mesmo assim, não é cansativo como talvez possa parecer.


James Cameron escreveu o roteiro, e decidiu trazer um típico romance já visto em diversos filmes, para adequar aos acontecimentos reais do náufrago. A jovem Rose (Kate Winslet) está noiva do rico e ambicioso Cal (Billy Zane), que viaja ao lado de sua mãe Ruth (Frances Fisher). As duas viajam em busca de melhores condições e o casamento de Rose com Cal, significaria uma melhora na vida delas, já que o pai de Rose as deixou atoladas de dívidas. Assim, a mãe de Rose quer fazer de tudo para esse casamento acontecer. 

Mas Rose estava se sentindo forçada com esse noivado, se sentia deprimida e chantageada, já que ela mesma não nutre nenhuma paixão por Cal, este ao contrário morre de amor por Rose, que de fato era uma bela moça, capaz de hipnotizar qualquer homem. E isso acontece quando ela conhece Jack (Leonardo DiCaprio), que ao tentar cometer suicídio pulando do navio, ela é impedida por Jack quando este usa palavras suaves para tranquilizar a moça a não cometer tamanha estupidez. É interessante que nessa cena, Jack diz a Rose a temperatura baixíssima da água, já que eles viajam através do Atlântico Norte, dando assim a ideia antecipada do que iria acontecer após o náufrago. E dessa forma rola um clima entre os jovens.


Jack não era membro da alta sociedade assim como Rose, ele parece mais um nômade em busca de novas aventuras e uma vida melhor. Sua passagem para embarcar ao Titanic, se deu após ganhar uma aposta no jogo de pôquer. E por conta disso, sua passagem era da segunda classe, pois o Titanic tinha essa divisão: uma parte é somente para os ricos, a outra para os pobres e alguém (geralmente os pobres) não podia passar para o outro lado sem ser esbarrado pela segurança.

Jack é então observado por Cal e seu comparsa, pois percebem que ele está interessado em Rose. Ela não parecia mais àquela deprimente garota que queria acabar com sua vida por causa de um casamento forjado, ao desenvolver uma paixão por Jack, ela decide optar pelo caminho contrário ao que sua mãe queria, vivendo a partir daí um romance com Jack que nem Cal ou Ruth irá impedi-los, até que um desastre acontece com todos a bordo do navio.


Na madrugada de 15 de abril de 1912, um iceberg acaba colidindo com o navio quebrando 5 compartimentos nos porões do Titanic, causando uma inundação rápida que fará com que o navio afunde dentro de 2 horas. Assim começa a luta pela sobrevivência, o caos aumenta quando o navio está à deriva, e não há bote salva-vidas para todos, apenas para uma metade. O que significaria que a maioria que estavam a bordo iria morrer, não por afogamento, mas por congelamento. E mesmo diante dessa tragédia, Jack e Rose ainda terão de lutar pelo relacionamento por causa da rivalidade de Cal, que não se conforma em Rose o ter trocado por Jack.

É a melhor parte do filme, onde um romance em meio ao desespero toma de conta até o final. Vemos um drama bastante pesado, por ver pessoas chorando à espera da morte, crianças se separando dos pais, pois nos botes só aceitavam mulheres e crianças, embora alguns homens tenham se salvado assim. A trilha sonora com música My Heart Will Go On da Celine Dion, é amplamente conhecida por ser a principal música do filme, com um tom suave e romântico que se a ouvirmos em qualquer lugar,  a primeira coisa que lembramos é do Titanic.


Falando mais dos acontecimentos do filme, o desespero para não morrer é visto com perspectiva única, já que todos não desejariam deixar o mundo daquela forma, e por conta disso, muitos causavam o caos na hora em que os botes eram postos na água. Em meio á empurrões, socos e até disparos de arma de fogo, o Titanic que antes era um lugar tranquilo onde todos desfrutavam do bom e do melhor, se torna agora um covil de pessoas brigando pela sobrevivência, algumas até mesmo perdem seus filhos no meio da multidão, como acontece com uma garotinha que fica aos prantos, e só é vista por Cal, que a usa para entrar em um dos botes.

O nível técnico do filme não há o que reclamar. Os efeitos especiais estão entre os melhores já vistos, não há sequer um único defeito. É esplêndida a maneira como o filme mostra a inundação de partes fechadas do navio, como também dos efeitos que a água gera entre as paredes de ferro e madeira, apodrecendo seu interior, fazendo com que se quebrem. Já as pessoas correndo pra lá e pra cá, uma se esbarrando na outra procurando meios de se salvarem, isso mostra de maneira clara o amor que cada um tem por sua vida, mesmo quando estão cientes de que irão morrer. É divinamente digno de 11 Oscars! 

Por ser um romance dramático mais admirado do cinema, Titanic conquista seu público com muita facilidade, pois mostra uma história atraente e comovente sendo misturada com um fato real chocante, trazendo assim uma obra romântica diferenciada, pois além do romance o filme te faz sentir calafrios e sufoco em meio ao desespero por parte dos personagens do longa. Merece ser visto muitas e muitas vezes! Não apenas para admirar os efeitos especiais ou o romance único entre jovens de diferentes classes, mas por mostrar que o ser humano tem um verdadeiro instinto de sobrevivência como também solidariedade e amor ao próximo, pois ajuda mais a quem ama do que a si próprio. 

NOTA: 10/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário