segunda-feira, 31 de julho de 2017

SINAIS (2002)


Sinais é um filme de suspense e ficção científica lançado em 2002, com direção de M. Night Shyamalan, trazendo grandes atores como Mel Gibson e Joaquim Phênix e também atores mirins como Abigail Breslin e Rory Culkin. O filme explora entre outras coisas, a fé, o parentesco e a existência de extraterrestres. Vale mencionar que M. Nigth Shyamalan costuma dirigir filmes de suspense, com toques dramáticos. E em Sinais isso não é diferente. 

O filme mostra os acontecimentos que antecedem uma invasão alienígena. Isso começou inicialmente com sinais circulares na plantação do ex pastor Graham (Mel Gibson). Na casa de Graham vive seus dois filhos, Morgan (Rory Culkin) e Bo (Abigail Breslin) e também vive com eles Merril (Joaquim Phênix) que é irmão de Graham. Cada um deles tem sua opinião sobre os sinais na fazenda. Graham acredita que é obra de vândalos que querem ficar famoso, Merril diz algo parecido, que são sujeitos querendo chamar atenção por que nunca tiveram namorada, já Morgan e Bo veem esses sinais como obra sobrenatural, possivelmente de ETs. E essa possibilidade dos garotos vai lentamente ganhando destaque no decorrer do filme.

O filme trará à nossa atenção a existência de extraterrestres, inclusive cenas onde mostram a aparição deles. Vale mencionar uma cena onde Graham avista um vulto (de um ET) no telhado. Achando que se trata de vândalos, ele chama Merril para tentar cercar o invasor, mas ele se mostra muito ágil, pulando pra cima da casa e depois para o milharal sem ser visto. Pra mim essa é uma das melhores cenas do filme!

Falando mais sobre o desenvolvimento dos personagens, Graham tinha perdido a esposa em um acidente de carro, e isso fez com que sua fé em Deus ficasse abalada e posteriormente abandonar a igreja. A ideia de M. Night Shyamalan é justamente focar nas causas que fazem o pastor renunciar sua fé, e como essa fé pode ser restaurada de um modo doloroso e insensível. Após esses sinais em plantações, Graham consegue avistar mais vultos rodeando sua fazenda, seus cães começam a adotar um comportamento estranho, além disso, a TV começa a mostrar os mesmos sinais em várias partes do mundo. Com medo da influência que estas notícias que para ele são falsas, Graham proíbe seus filhos de ver.

O diretor M. Night Shyamalan impressiona no modo como ele conduz a história, apelando para o lado da ficção juntamente ao sobrenatural. Há cenas que são assustadoras, mesmo quando o filme não é de terror. Por exemplo, após proibir seus filhos de ver televisão, Graham vai ao milharal após ver sua cachorra latindo sem parar em direção à plantação. No meio da plantação, Graham avista uma perna de algo que o estava observando, assim ele corre apavorado pra casa, e resolve ligar a TV e ver as notícias. E é dessa forma que eles tomam conhecimento do que estar por vir: uma invasão alienígena. Essa cena da perna do ET no milharal é extremamente assustadora (Você verá no trailer abaixo). Lembro-me da primeira vez que assisti a esse filme, eu tive pesadelos com isso, e também já vi relatos de pessoas que a consideram essa cena como a mais assombrosa já vista.

É interessante esse filme, pois há muitos detalhes minúsculos que são de extrema importância no decorrer do longa, até mesmo as enfermidades teve um objetivo para a ideia central do filme, pelo menos ao meu ver foi assim. Além disso, o filme se torna dramático em relação à família, que mesmo quando estão cientes de que algo irá acontecer, o que prevalece é a união dos personagens. 

Os filhos de Graham têm algumas características importantes para a trama. Morgan sofre de asma, e isso de alguma forma contribuirá para a restauração da fé de seu pai. Pra não dar spoilers muito fortes, apenas digo que esse evento acontecerá na presença de um ET, que por sinal tem uma aparência assustadora. Já a pequena Bo costuma espalhar copos de água em toda a casa, pois quando bebia, ela acha que a água esta contaminada. Isso também ajudará no final do filme na luta contra o ET. Isso mostra que o diretor M. Night Shyamalan não desperdiçou nem os mínimos detalhes, que pareciam irrelevantes. 

As atuações são ótimas e o clima de mistério e medo que assola a família de Graham predomina no momento da invasão. Embora o filme não seja excepcional, ele consegue cumprir a premissa levantada no inicio, onde a importância da família e da fé em Deus é crucial, mesmo nos momentos difíceis. Essa foi acima de tudo a ideia do diretor ao produzir esse filme, pois sobre como a invasão ocorre ou acaba, o filme não entra em detalhes sobre essas questões. 

NOTA: 7,6/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário