quinta-feira, 6 de julho de 2017

O EXTERMINADOR DO FUTURO 2: O JULGAMENTO FINAL

 

Em busca de mais sucesso, James Cameron apostava na segunda parte do filme O Exterminador do Futuro, trazendo um roteiro mais completo e comovente. Ao contrário do primeiro filme, este veio com força maior e mais ação. Isso por que o filme trás não apenas um, mas dois exterminadores. Arnold Schwarzenegger e Linda Hamilton voltam a interpretar seus papéis. O longa contou com mais dois personagens principais, interpretados por Robert Patrick e Edward Furlong. Sendo então a continuação do filme de 1984.

Lançado em 1991, o filme traz novamente as máquinas exterminadoras. Com a falha do primeiro cyborg no filme anterior, quando este tentou matar Sarah Connor (Linda Hamilton). O Skynet tenta mais uma vez acabar com a resistência humana na guerra contra as máquinas. Ele envia para o passado o seu exterminador mais poderoso, T-1000 (Robert Patrick) para matar o já adolescente filho de Sarah, John Connor (Edward Furlong), que no futuro seria o líder da resistência humana e esperança de acabar com o Skynet. Lembramos que no primeiro filme, a resistência humana tinha enviado um soldado para proteger Sarah, dessa vez os humanos capturaram uma das máquinas do Skynet e reprogramaram seu sistema, portanto, os humanos dessa vez manda um cyborg T-800 idêntico ao que tentou matar Sarah no filme anterior (Arnold Schwarzenneger), só que dessa vez ele protegerá John, garantindo que este sobreviva.

Já dá até pra imaginar o clima!  Vale lembrar que o T-1000 é muito mais forte e avançado do que T-800, o que ocasiona um imenso trabalho para detê-lo. Com muita ação e grandes efeitos especiais, este é considerado o melhor filme da franquia "O Exterminador do Futuro", justamente por suas cenas de ação, frases famosas, e um pequeno toque dramático entre mãe e filho. Sendo também um clássico dos anos 90, o filme é mundialmente reconhecido por todos. Dificilmente acharemos alguém que não o conheça.

Em seu contexto, o filme mostra Sarah Connor internada num hospital psiquiátrico, por que ninguém acreditou que ela esmagou o primeiro exterminador numa prensa hidráulica. Considerada maluca quando esta tentou destruir a fábrica de computadores, isso por que ela sabia o que iria ocorrer no futuro. Dessa forma, ela perde a guarda de seu filho, que vive com tutores legais, mas de maneira infeliz. Como sempre no início de todos os filmes da franquia, o exterminador é mostrado se deslocando no tempo, e a partir daí sai a procura de seu objetivo. Todos nós poderíamos achar que Schwarzenneger seria novamente o vilão da história, mas nos enganamos quando notamos no filme ele protegendo o pequeno John de todo e qualquer perigo.

O filme também mostra narrativas dramáticas e que servem até para reflexão. Por exemplo, no filme é dito frases como: "É da natureza dos seres humanos se autodestruir." O T-800 que antes era frio e só pensava em matar, neste filme ele demonstra características únicas de humanidade. Dando uma inversão importante para dar um tom dramático e reflexivo.

É importante destacar os efeitos especiais, principalmente do T-1000. Sua composição não é como o cyborg T-800, aqui ele mostra ser composto de metal líquido, podendo se juntar a outros metais ou criar armas e facas pontiagudas para exterminar quem ele quiser. Também ele tem a capacidade de tomar a forma de outra pessoa, como astúcia de tentar enganar suas vítimas. A expressão facial de Robert Patrick como o vilão do filme é épica! Mostrando uma tranquilidade inagualável em meio a tantos tiros, socos e pauladas por parte de seu rival e herói do longa. Bem mais poderoso e astuto, creio que o T-1000 foi o personagem mais marcante desse filme.

Já os efeitos do T-800 também merecem destaque. Sua força interior e motivação para cumprir a missão que lhe fora dada, faz com que ele gaste tudo o que tem para proteger John. No entanto, Schwarzenneger é um verdadeiro monstro na arte de usar armas de grosso calibre, como em seus outros filmes como o filme O Predador por exemplo, ele se mostra frio ao disparar tiros contra seu alvo, em "O Exterminador do Futuro 2" ele chega a usar metralhadora giratória e bombas de gás, tudo com muita tranquilidade. Jonh Connor por sua vez mostra o valor humano e ensina isso ao exterminador, ele diz que não se devem matar as pessoas, indo justamente ao contrário da função no qual ele foi criado e programado pra fazer. Já Sarah Connor não é mais aquela moça bobinha e desastrada do primeiro filme, aqui ela é porreta, sabe usar qualquer arma e é extremamente fria e calculista, sendo capaz de tudo para proteger seu filho. Uma grande novidade que difere o primeiro com o segundo filme.

James Cameron se consagrou mais uma vez com esse filme! Um grande sucesso que não será esquecido tão facilmente. O Exterminador do Futuro 2 O Julgamento Final além de ser uma baita filme de ação, ele também consegue atribuir a si mesmo como o "filme do exterminador que não mata pessoas". Sem contar na frase mais famosa do filme e que será lembrado em nossas mentes por muito tempo: Hasta La Vista, Baby! 


NOTA: 10/10

Veja também: 
O Exterminador do Futuro
O Exterminador do Futuro 3 
O Exterminador do Futuro 4

Veja o trailer no vídeo abaixo:
  

3 comentários:

  1. Gostei da crítica! Esse filme junto com o primeiro são os melhores e insuperáveis. Os outros infelizmente estragaram a franquia.

    ResponderExcluir
  2. O QUINTO FILME DEIXOU TODO MUNDO CONFUSO!

    ResponderExcluir