terça-feira, 18 de julho de 2017

BRAVURA INDÔMITA (2010)



Bravura Indômita é um filme de 2010, dirigido por Joel e Ethan Coen, os irmãos Coen. O filme é um remake de outro longa-metragem de mesmo nome, que foi lançado em 1969, é baseado em um romance de Charles Portis. Neste novo filme, os irmãos Coen fizeram uma adaptação um pouco diferente do filme original, mas com história idêntica. Nesse filme, contamos em seu elenco a atriz mirim Hailee Steinfeld como Mattie Ross (que fazia sua estreia no cinema) e Jeff Bridges, como Marechal Reuben J. "Rooster" Cogburn, juntamente com Matt Damon, Josh Brolin e Barry Pepper. Ao contrário do original, Bravura Indômita de 2010 traz mais realismo ao faroeste. E não é apenas um remake idêntico, mas sim uma nova adaptação fiel ao original, com alguns toques dramáticos, porém suficientes para uma aventura forte que percorre todo o filme.

Mattie Ross (Hailee Steinfeld) de apenas 14 anos, teve seu pai assassinado por um de seus ajudantes, Tom Chaney (Josh Brolin). Este foge com os cavalos de seu pai e duas peças de ouro da Califórnia. Mattie é uma garota valente e determinada, além de ser extremamente mandona, ela contrata um oficial para rastrear o assassino de seu pai, e acaba escolhendo o mais impiedoso, Rooster Cogburn (Jeff Bridges), que aceita o pagamento. Só que ele não contava com a companhia da própria Mattie, que quer acompanha-lo na missão como garantia de que o serviço seja cumprido.

Eu simplesmente achei incrível esse filme! Tanto esse quanto o original mostra um faroeste bastante interessante e chamativo. Além do elenco do filme contar com grandes nomes do cinema, a atriz mirim Hailee Steinfeld rouba a cena a todo o momento, não por que sua personagem irá contribuir para o clímax do filme, pois a atriz do filme original também rouba a cena, mas ela divide com o grande John Wayne, e isso foi suficiente para os dois dividirem o espetáculo. Já no remake não, embora tenham grandes atores como Jeff Bridges e Matt Damon no elenco, a adolescente Hailee consegue apagar os dois quando está em cena. Sendo seu primeiro filme, ela já conseguiu esbanjar um enorme talento que impressionou a todos, inclusive ela foi indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante e o filme ao todo foi indicado a dez Oscar em 2011.

O filme contém seus momentos tensos e violentos e que remetem a realidade dos faroestes e os perigos de lugares desertos onde pistoleiros e caçadores de recompensa se escondem. Os personagens de Bravura Indômita a princípio não coopera um com outro, pois cada um tem as suas diferenças. Mas quando o bicho pega, é hora de haver união e proteção, em especial quando uma pessoa que nada entende de armas está ali presente. 

Sendo uma refilmagem extremamente interessante e que há momentos tensos durante o filme, Bravura Indômita cumpriu de forma magistral seu objetivo. É importante mencionar que Rooster Cogburn é um xerife beberrão e rabugento e isso acaba tornando a missão de vingança de Mattie um pouco mais difícil, e nem é preciso mencionar a oposição do oficial quanto a atitude da garota de acompanha-lo numa missão difícil e perigosa. Além disso, a obra é um pouco recheada de humor negro e diálogos memoráveis. 

Vale destacar que esses diálogos, são carregados com um sotaque regionalista dos Estados Unidos e muitas vezes chegamos a nos divertir com as discussões de uma garota jovem com homens bem mais velhos. A fotografia é linda! Sendo composto num cenário desértico tentador, um filme do Velho Oeste digno de ser admirado, não por ser um remake de um grande clássico da década de 60, mas por ter seu diferencial caracterizado a um entretenimento onde mostrará diferenças entre pessoas de mais idade com os mais novos. 

NOTA: 8/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário