segunda-feira, 10 de julho de 2017

AS FÉRIAS DE MR. BEAN



Um pouco diferente das comédias em que somos bombardeados durante todo ano, o humor britânico tem seus diferenciais que algumas vezes fazem ser superior em alguns aspectos. O ator Rowan Atkinson ficou mundialmente conhecido por interpretar o personagem Mr Bean, que se trata de um homem cômico com características infantis. As Férias de Mr Bean lançado em 2007 foi produzido como um meio de aposentar o personagem. Pois Rowan estava ficando velho e não faria mais sentido interpretar o personagem a partir daí, pois suas características iriam desaparecendo com o tempo. O filme teve a direção de Steve Bendelack, e além de Rowan Atkinson, o elenco contou com os nomes de Emma de Caunes e Willem Dafoe. Continuando com o humor típico de Mr Bean e que sem dúvida diverte a plateia. 

Atenção: texto com spoilers!
 
Seu enredo fala sobre uma viagem que Mr Bean ganha em um sorteio, essa viagem consiste em passar alguns dias na praia de Cannes (França). Além disso, ele ganha uma boa quantia em dinheiro e uma filmadora, onde ele usa para gravar toda a sua viagem até a praia. Totalmente animado por passar umas férias no sul da França, Bean com seu jeito cômico tenta falar francês usando palavras em espanhol. E por incrível que pareça, alguns franceses parece não entender nada de inglês. 



No filme há poucos diálogos, na verdade quase nem precisamos dele. Pois o roteiro é fraco e não precisa ser complexo se a intenção real do filme é te fazer rir. Pra dar uma premissa maior no humor, Bean como sempre, começa a fazer coisas engraçadas antes mesmo de sua viagem ao destino final. Perder o primeiro trem por conta de um pequeno erro em uma máquina de comida, comer em um restaurante francês pedindo algo sem nem saber o que é. E no trem, ele acaba fazendo com que um pai se separe do filho. E a partir daí ele passa a fazer companhia para o garoto, este por sua vez faz Mr Bean perder o trem, em um ato de vingança. Assim os dois ficam sozinhos, e Mr Bean se vê obrigado a tentar ajudar o garoto a entrar em contato com o pai.

Como nada pode ser fácil, um desastre acontece um após o outro com o Mr Bean, um deles o fazem perder seus documentos e dinheiro, deixando ele e o garoto sem comer durante horas, e pra conseguir dinheiro, eles têm que se humilharem. Além disso, vale destacar uma das cenas mais legais do filme, onde Bean perde um bilhete de passagem de ônibus que fica colado no pé de uma galinha, e uma perseguição acontece onde Bean corre agachado atrás do animal no meio de muita gente. Até que essa galinha é pega por um dono de uma enorme granja de galinhas, e Bean rouba uma bicicleta e sai louco atrás do carro numa estrada totalmente isolada. Nessa cena, somos presenteados com a maravilhosa trilha sonora de Matt Willis com a música Crash. Vale a pena mostrar essa cena:



O filme também traz Emma de Caunes que interpreta uma atriz que sonha com o sucesso, ela se torna amiga de Bean em sua viagem para Cannes, mas o que ela e nem ele esperavam, é que a polícia francesa acusa Bean de ter raptado o garoto que é filho de um dos júris do cinema de Cannes. 

Willem Dafoe entra nesse contexto como diretor de cinema. E posso dizer que uma das melhores cenas do filme está centralizada nele. Em uma pré-estreia de um filme que ele dirigiu, as salas do cinema de Cannes lotam e quando começa a rodar o filme, Carson Clay (Dafoe) se enche de emoção ao ver um trabalho seu sendo exibido, e enquanto isso praticamente todos os demais que estavam assistindo, começam a cochilar, pois o filme de Carson só mostra a cara dele. É uma cena pra lá de engraçada!


Bean ainda não desistiu de suas férias na praia, e em muitos momentos chegamos a nos perguntar se ele realmente irá conseguir chegar no seu destino e ao mesmo tempo se livrar da acusação de sequestro. Inocente e imaturo, Bean consegue se acertar com os franceses mesmo sem querer, e sempre com seu jeito infantil que age sem pensar. O filme pode não ser lá essas coisas, mas foi um bom desfecho e despedida do personagem Mr Bean. Sendo bem simples e com um roteiro nada complexo, As Férias de Mr Bean serve apenas para divertir e causar boas risadas, e isso ele consegue sem muito esforço e apelação. Sem muitos diálogos, o filme agrada e não é forçado nas interpretações. Além disso, a fotografia é linda! Em vários momentos da película, ficamos maravilhados com a beleza da França, e que em minha opinião torna o filme mais agradável de ser ver.

NOTA: 8,2/10

Veja também Mr Bean O Filme

Nenhum comentário:

Postar um comentário