sexta-feira, 9 de junho de 2017

TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO (1957)



Testemunha de Acusação é um filme americano de 1957, um drama de tribunal baseado num conto (posteriormente transformado em peça teatral) da escritora britânica Agatha Christie, sobre o julgamento de um homem acusado de assassinato. 
Sua sinopse se resume no seguinte: Quando Leonard Vole (Tyrone Power) é preso sob a acusação de ter assassinado uma rica viúva de meia-idade. No entanto, o Sir Wilfrid Robarts (Charles Laughton), um veterano e astuto advogado, concorda em defendê-lo. Sir Wilfrid está se recuperando de um ataque do coração quase fatal e "supostamente" está em uma dieta, que o proíbe de ingerir bebidas alcoólicas e de se envolver em casos complicados. 



Mas a atração pelas cortes criminais é algo muito forte para ele, especialmente quando o caso é bem difícil. O único álibi de Vole é o testemunho da sua esposa, Christine Vole (Marlene Dietrich), uma mulher fria e calculista. A tarefa de Sir Wilfrid fica praticamente impossível quando Christine Vole concorda em ser testemunha, não da defesa, mas da acusação.

Para sua época, podemos ter plena certeza que foi um sucesso dos grandes! O filme traz uma temática interessante sobre assassinato, e em minha opinião é o melhor filme de tribunal já feito até hoje e um dos melhores que já vi! As atuações merecem todo destaque, Charles Laughton, por exemplo, interpretando o advogado de defesa mostra um talento imenso e encarnou um personagem inteligente e astuto. O filme é bem conduzido em sua narrativa que gira em torno do caso de assassinato, e antes do julgamento vemos um pouco sobre a convivência de Leonard Vole com a vítima e também mostra o flashback sobre como conheceu sua esposa. 


E falando novamente de atuações, nenhuma superou a de Marlene Dietrich, que interpreta a esposa de Vole, e que será a testemunha de acusação do próprio marido. Seu jeito frio e de temperamento nada amigável, nos leva desde um julgamento de um suposto assassino para um desfecho surpreendente! E ainda assim, com reviravoltas de fazer parar a respiração. 

Sim, Testemunha de Acusação é um dos filmes que mesmo hoje, 60 anos depois é capaz de fazer as pessoas ficarem grudadas na tela e depois fazer com que os miolos da cabeça fiquem derretidos com o desfecho da história! Mas, não é permitido revelar o final pra ninguém, você tem assistir e ver por si mesmo.


No Oscar de 1958, o filme recebeu várias indicações como Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Charles Laughton), Melhor Atriz Coadjuvante (Elsa Lanchester), Melhor Edição e Melhor Som. E no Globo de Ouro venceu na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante para Elsa Lanchester e ainda foi indicado nas categorias de Melhor Filme - drama, melhor ator de cinema - drama (Charles Laughton), Melhor Atriz de cinema - drama (Marlene Dietrich) e Melhor Diretor de cinema.

Esse é o tipo de filme que deve ser visto pelo menos uma vez na vida. Ele é antigo sim, ás vezes por ser em preto e branco algumas pessoas têm de certo modo um receio de vê-lo em pleno século 21, mas isso não importa, para os verdadeiros amantes da sétima arte, não interessa quanto tempo tem o filme. Testemunha de Acusação é uma obra-prima! Criada, dirigida e protagonizada por gênios!


NOTA: 10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário