quarta-feira, 7 de junho de 2017

O EXTERMINADOR DO FUTURO


Primeiro filme de uma das franquias mais famosas dos EUA, O Exterminador do Futuro foi lançado em 1984, dirigido por James Cameron e é estrelado por Arnold Schwarzenegger, Linda Hamilton e Michael Biehn. Sendo um clássico dos anos 80, o longa ganhou prêmios tais como no Festival de Cinema Fantástico de Avoriaz ganhou o Grande Prêmio (melhor filme) e em Saturn Awards ganhou o prêmio melhor filme de ficção-científica, Melhor roteiro: James Cameron, Gale Anne Hurd, e também a melhor maquiagem.
 
Seu enredo gira em torno de Sarah Cornnor (Linda Hamilton) uma jovem garçonete que passa a ser perseguida pelo Exterminador (Schwarzenegger) vindo do futuro para matá-la. O motivo disso, é Sarah será mãe de Jonh Cornnor, que será o líder da resistência humana e que travará luta contra as máquinas no futuro. E para impedir que as máquinas sejam vencidas, o Skynet (rede mundial de computadores), que se tornou autoconsciente envia o exterminador para o passado, a fim de eliminar a mãe de Jonh, impedindo assim o seu nascimento. Porém, a resistência humana envia um soldado Kyle Reese (Michael Biehn) para proteger Sarah e garantir que esta sobreviva.

James Cameron inovou o que o cinema até aquela época já tinha produzido. Ao realizar um filme em que personagens do futuro viajam para o passado, trazendo uma tecnologia que até então era desconhecida para as pessoas. Uma curiosidade interessante é que Schwarzenegger inicialmente iria interpretar Kyle Reese, mas acabou pedindo para interpretar o exterminador, pois achava que combinaria mais com a sua cara. E não deu outra. Arnold é até hoje conhecido como "O Exterminador do Futuro", vai ficar marcado para sempre com esse personagem, que por sinal é o mais importante de sua carreira.

O filme traz em si uma guerra entre humanos e máquinas. Muitas vezes as explicações são confusas e que até os personagens que não sabem nada sobre a guerra, taxam de loucos aqueles que andam divulgando o que acontecerá no futuro. Kyle Reese ao salvar Sarah Connor pela primeira vez do exterminador conta tudo para ela, que fica chocada com a história de um futuro que a aguarda. Mesmo tentando avisar a polícia do perigo do exterminador, Kyle é taxado de louco. Em seu clímax, o exterminador que não pode ser parado nem mesmo por armas de grosso calibre, mata tudo o que vê pela frente para poder agarrar Sarah e cumprir a sua missão.

O exterminador nada mais é do que um robô programado para matar. Coberto de pele humana, ele aparenta ser alguém normal. Mas diante de sua enorme força, peso e corpo blindado, ele se torna um terrorista que está ali com apenas um propósito e nada irá impedir de cumpri-lo. O Exterminador do Futuro é uma franquia que até hoje possui cinco filmes, incluindo este. Em cada longa, detalhes são revelados no intuito de que as pessoas possam entender uma história bem complexa. Porém, muitos desses detalhes tornam o filme cada vez mais confuso, e outros mais fáceis de entender. Mas é uma franquia de ação e ficção científica que vale a pena assistir, além de ter marcado época, este filme foi um estouro na carreira de Schwarzenegger e James Cameron que era novato na época e que tinha sido subestimado em Hollywood. Ao dirigir este sucesso, seu talento foi reconhecido e ele hoje é um dos diretores mais consagrados dos EUA. 

NOTA: 9/10

Leia também: 
O Exterminador do Futuro 2
O Exterminador do Futuro 3 
O Exterminador do Futuro 4

Veja o trailer do filme no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário