terça-feira, 27 de junho de 2017

O BEIJO DO DRAGÃO



Jet Li estava no auge de sua carreira ao estrelar o filme O Beijo do Dragão lançado em 2001, e teve a direção de Chris Nahon. Além de Li, o longa conta com as participações de Bridget Fonda e Tchéky Karyo. Em uma história simples, mas bem elaborada mostrando uma conspiração dentro da polícia francesa que detesta os estrangeiros, sobretudo os chineses. O Beijo do Dragão teve como um de seus produtores o próprio Jet Li, que também escreveu a história no qual o roteiro foi baseado. 

O filme de ação como esse tem sua estrutura que envolve conspiração, prostituição, corrupção e violência a pessoas de diferentes raças e nacionalidades. No longa, Lui Jian (Jet Li) é um especial agente do governo chinês que é enviado à Paris para uma missão que ele mesmo não conhece os detalhes. Ao chegar lá ele é apresentado ao inspetor da polícia, Richard (Tchéky Kayro), que será seu colega de trabalho. Sua missão é tentar capturar um gangster chinês que estava no país e levá-lo vivo para a China. No entanto, o ambicioso Richard que detesta os chineses, arma uma emboscada para Lui, usando suas prostitutas para seduzir e matar o gangster e depois incriminar Lui Jian, a quem ele passa a chamar de Jhonny. 

Entretanto, é muito interessante ver que o personagem de Li não é nem um pouco burro. Além de ser calculista, ele é duro na queda! Mesmo sem sua arma, ele luta contra os capangas de Richard sem muito esforço, e mesmo encurralado numa cena da lavanderia, ele consegue escapar e ainda roubar uma fita de gravação que prova sua inocência e derruba a reputação de Richard. Nas cenas de luta, Li usa ferro quente e até uma bola de sinuca, onde ele chuta no ar acertando a cabeça de um bandido, uma façanha que nem mesmo os craques do futebol fariam. São momentos eletrizantes para quem gosta de ver uma boa pancadaria! 

Também é bom lembrar um detalhe misterioso, Lui tem uma pulseira no braço cheia de agulhas, em alguns momentos ele enfia essas agulhas em certas parte do corpo da pessoa. Notamos que se ele colocar do lado do pescoço, a pessoa adormece. Em outro momento, há uma cena em que dois policiais tentam pegá-lo, ele usa novamente essas agulhas, mas não da pra ver exatamente onde ele põe, sabemos apenas que os dois policiais ficam paralisados. E no fim do filme ele usa novamente essas agulhas, dessa vez causando um efeito devastador na vítima. Então, isso é um mistério que até hoje não entendi no filme, só sei que o título do longa tem tudo haver com essas agulhas, mas que suas funções são meio surreais, isso é inegável.

O filme é como um jogo de gato e rato. Um precisando provar sua inocência e o outro preocupado com a gravação que depõe contra ele. Há momentos de tensão quando Lui é novamente encurralado numa embarcação, onde ele teria passado a fita para um representante da embaixada chinesa, que acabou sendo morto, pois os homens de Richard, os estavam vigiando. Mais cenas de luta acontecem, e novamente Lui escapando. Acho intrigante e ao mesmo tempo engraçado que o personagem Richard é aquele típico policial que não tá nem aí pra população e nem mesmo para seus ajudantes, matando-os quando se vê necessário e até mesmo de modo desnecessário, pois ele em vários momentos do filme dispara sua arma e foda-se aqueles que tiverem na frente! 

O ponto que inicia sua escapatória é quando Lui conhece Jéssica (Bridget Fonda), uma americana que foi obrigada por Richard a se prostituir, ela por sua vez flerta com Lui e este acaba desenvolvendo um afeto pela garota, em especial quando ela o ajuda a costurar seu braço, que foi ferido em uma das perseguições que sofreu de Richard e seus comparsas. Após defendê-la de seus "superiores" que estavam agredindo-a, ela não vê outra saída a não ser se juntar a ele nessa briga. Ela tem lá seus motivos, mas o medo por conta de que sua filha única está nas mãos do corrupto policial francês, acaba fazendo-a tentar retroceder. Mas é convencida pelo chinês que promete resgatar sua filha e pôr um fim nas maldades de Richard. 

Jet Li está em ótima performance! Em suas lutas, seus movimentos são espetaculares, e não era pra ser diferente, já que ele é um mestre em kung fu. Bridget Fonda cumpriu bem seu papel, embora esse filme tenha sido o último longa famoso dela, pois a partir daí ela aparece muito pouco em produções dos anos seguintes. Já Tchéky Kayro que é um ator francês já consagrado e com uma imensa filmografia no currículo, sua atuação neste filme foi épica, pois seu personagem era meio louco e obcecado, talvez um dos mais malvados vilões do ano de 2001. O Beijo do Dragão é considerado um dos melhores filmes do Jet Li, mesmo com uma história simples, e criada por Li, você pode ver facilmente um filme bem completo e fotografado, além de ter ótimas lutas e uns toques dramáticos!

NOTA: 8/10

Veja o trailer do filme no vídeo abaixo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário