quinta-feira, 1 de junho de 2017

CÃO DE BRIGA


Cão de Briga é um filme de ação lançado em 2005, dirigido por Louis Leterrier com roteiro de Luc Besson. O filme tem como protagonista o artista marcial chinês Jet Li, em um papel muito bem trabalhado e interpretado pelo ator. O longa também conta com a participação de Morgan Freeman e Bob Hoskins. Além de conter ação, o filme se torna bem dramático quando aborda a humanidade naqueles que parecem ser indignos de demonstrarem amor.

Atenção spoilers!

O filme conta a vida de Danny (Li), que desde pequeno é criado e tratado como cachorro por Bart (Hoskins), e a qualquer ordem feita por ele, faz de Danny uma arma mortal para conseguir o que quer. O mais revoltante nisso tudo, é que Bart geralmente usa Danny para ganhar dinheiro, e ainda assim Danny vive numa jaula, todo sujo e comendo restos de comida. E isso desde a sua infância, sem nenhum contato social fora. A primeira cena do filme, vemos Bart tirando uma coleira de cachorro do pescoço de Danny seguido de uma simples ordem: "Pega!" Essa palavra juntamente com a retirada da coleira, tem um efeito, digamos assim psicológico sobre Danny. Ele associa isso à violência, pegar e surrar quem tiver na sua frente. Nosso protagonista aparenta ser imbatível. Nessa primeira cena, ele encara vários homens. Usando sua força e habilidade em artes marciais, que segundo Bart foi ele quem o treinou, Danny consegue derrotar todos ali usando golpes violentíssimos! 

Aos poucos, Danny começa a mostrar insatisfação pela vida que leva, mas seu modo de encarar as coisas barram esses possíveis sentimentos. Danny vive da violência, vive a mando de seu “dono”. Porém, quando ele conhece Sam (Morgan Freeman), um homem cego que trabalha afinando pianos, e que é extremamente bondoso, a vida de Danny da um grande passo para sua possível recuperação. Coincidentemente, Bart e seus capangas tem um alvo no local onde há muitos pianos, e Bart deixa Danny esperando um aviso para poder entrar depois no local, o aviso indica que Bart precisa de sua ajuda, assim o garoto fica olhando para uma luz que lhe servirá de sinal. 

Abismado com tantos pianos ao seu redor, Danny aperta a tecla de um, no exato momento em que Sam entra na sala para trabalhar. Sam logo de imediato começa a bater papo com a pessoa que está ali, mesmo sem saber quem é. Podemos dizer que este é o primeiro contato social de Danny após muitos anos. Percebe-se que nessa cena, notamos Danny meio perdido tentando dialogar com Sam. Mesmo assim, foi muito bem tratado pelo homem cego. Nisso, o “cão” começa a desenvolver mais sentimentos que é contrário a tudo aquilo que ele sabe e faz. 

É muito revoltante ver que há tanto dinheiro envolvido nos negócios de Bart, que Danny não consegue agir com rebeldia para com ele. Ele poderia muito bem, matar Bart e seus homens e tentar ter uma nova vida. Mas o efeito psicológico predomina a ponto do jovem lutador nada fazer para impedir as façanhas de seu “dono” e consequentemente impedir que sua vida continue infeliz. 

Como Danny trabalhava como escravo para um gangster é natural que este faria inimigos. Como acontece no momento em que um dos homens que Danny bateu, veio se vingar, abrindo fogo contra o carro de Bart. Danny por sua vez, consegue sobreviver e foge acreditando que seu “dono” estava morto. Sem ter onde pedir ajuda, Danny ferido volta à sala dos pianos e reencontra Sam, que o acolhe e cuida dele em sua casa. A partir daí a vida de Danny muda completamente. Sam e sua sobrinha Victoria (Kerry Condon), o acolhe como se fosse da própria família. Assim, Danny aos poucos vai descobrindo sua humanidade, algo que lhe fora tirada praticamente a vida toda. Mas Danny não imaginava que seu “dono” também tinha sobrevivido e que estava atrás de seu “cachorrinho perdido”. Como Danny havia mudado sua maneira de enxergar as coisas, já estava vivendo como um ser normal, ele precisaria de uma vez por todas se livrar da influência de Bart como também descobrir coisas sobre seu passado. E para isso, ele precisará lutar pela última vez pelas pessoas que agora ele ama. 

Cão de Briga não traz apenas pancadaria, mas também o valor humano. Mostra também o quão importante é nós termos associações com as pessoas, pois a ausência dela pode nos afetar psicologicamente. Jet Li atuou tão bem o seu personagem. O seu desempenho nesse filme foi muito elogiado pelos críticos.

Vale ressaltar novamente o efeito psicológico de Danny a respeito das ordens de Bart e da retirada de sua coleira. Lembramos da cena em que Sam pergunta a Danny o que é aquela coisa em seu pescoço, e ao tocar na coleira, Danny tem uma reação inesperada para com Sam. Ele não queria tirar a coleira. Em contraste, após muitos dias se recuperando, Victória consegue tirar a coleira de Danny, pois este se encontrava mais manso. Sam e Victória não sabiam de nada a respeito do passado de Danny, até que Bart já se encontrava na residência junto com seus capangas para pegar o que considerava ser seu.  Na minha opinião, este é um dos melhores filmes do Li, vale a pena assistir se você gosta de um bom filme de ação com misturas dramáticas!


NOTA: 8,2/10

Veja o trailer do filme no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário