quinta-feira, 4 de maio de 2017

UM SONHO POSSÍVEL


É muito prazeroso ter que falar dessa película maravilhosa! Assisti ao filme Um Sonho Possível e me apaixonei pela história, pelas atuações e principalmente pela interpretação da Sandra Bullock. O filme foi dirigido por John Lee Hancock e lançado em 2009. O longa é estrelado por Quinton Aaron e Sandra Bullock. O filme conta a história real do jogador de futebol americano Michael Oher, e nos traz uma incrível história real que prende a atenção do início ao fim. No elenco temos também a participação de Kathy Bates, Tim McGraw e Lily Collins.

O filme apela para um drama bastante comum em famílias pobres e sem teto. Quinton Aaron interpreta Michael, conhecido por seus amigos como "Big Mike". Sendo um rapaz sem lar e praticamente sem família. Michael é encontrado na rua numa noite de muito frio por Anne Leigh (Sandra Bullock), uma mulher rica e muito bondosa. Mesmo sem conhecê-lo, Anne resolve levá-lo para passar a noite em sua casa, assim mesmo sem falar quase nada, Michael dorme num ambiente quente e agradável. Sendo muito bem tratado por uma pessoa desconhecida. E ao ser rodeado de amor, carinho e atenção da parte da família de Anne, ele começa a desenvolver afeto pela nova família, e eles por Michael. Ele entrou na escola por um simples ato de caridade, porém o garoto não falava, não fazia tarefas, mostrava ser bastante depressivo.


Até que Anne fica responsável por acompanhar seu desempenho escolar e com muita exigência e dedicação, ele aos poucos vai melhorando. Dentro da família de Anne é interessante que não acontece nenhum tipo de conflito por causa do novo integrante. A principio eu achava que a filha de Anne iria se opor à atitude da mãe. No entanto, a adolescente Collins, interpretada pela bela Lily Collins, acolhe Michael e passa a considerá-lo como irmão. 

Se tratando dessa família eu não poderia deixar de mencionar o pequeno S.J, filho de Anne. Ele foi a primeira pessoa a fazer amizade com Michael, inclusive o apresentava aos seus amigos na escola como o "irmão mais velho". Michael ganha uma nova família! Sua vida muda principalmente quando este passa a jogar futebol americano até se tornar conhecido por todo o país. Mesmo em meio a algumas dificuldades, Michael consegue se adaptar e até chamar Anne de mãe, para a alegria dela que passa a amá-lo como filho!


Sandra Bullock ganhou a estatueta de Melhor Atriz no Oscar, depois de negar o papel três vezes, e recebeu ótimas críticas por sua atuação. A narrativa do filme é tocante e ao mesmo tempo divertida. A história real chama a atenção para a questão do amor ao próximo, e que a diferença de cor não nos definem. Somos todos seres humanos. Lee Hancock foi impecável na direção. Capturado pela fantástica história que contou, o cineasta segue um caminho clássico, que mantém o clima do filme de forma eficaz. E é interessante notar que acontecem diversos choques com a realidade que é sentida pela família, e em alguns casos a empatia é o melhor sentimento a se manter vivo.

Uma coisa bastante interessante também e que vale a pena mencionar, é que como a família de Anne é rica, ao contrário do que muitos podem pensar, ela não é nada esnobe em vista de sua condição financeira, e também como era de se esperar ela tem amigas da alta sociedade, aquelas que são realmente esnobes. Quando estas souberam o que Anne estava fazendo em relação a Michael, ficaram lhe questionando quanto à sua atitude de acolher um jovem negro e pobre dentro de sua casa, e Anne firme em suas palavras defende o jovem, e até disse para suas amigas a seguinte frase que marcou sua personagem no filme:

"Eu não preciso que aprovem minhas escolhas! Mas peço que as respeitem!"


De modo mais sensato, Um Sonho Possível faz uma crítica contra o racismo, o que sem dúvida faz com que as pessoas reflitam. Vale mencionar também em uma das cenas, as colegas de classe de Collins ficam surpresas ao ver sua amiga se juntando a Michael para estudar. Mostrando que a educação daquela família exemplar era muito superior a de muitas que nada fazem para ajudar o próximo, mesmo quando se tem condições para isso. Já o garoto S.J era mais incrível! O menino adorava Michael e até foi seu treinador e agente, chegando a negociar com empresários de futebol que queriam contratar Michael. Pra mim esse foi o momento mais engraçado e legal de todo filme.

Vale a pena você assistir Um Sonho Possível, para mim em particular, foi uma experiência extremamente agradável! Tenho certeza que a maioria gostou, por isso ele é muito bem falado pelos críticos. Michael além de se tornar uma estrela no futebol americano por influência de Anne, ele também melhorou as notas da escola e conseguiu sua formatura. Ainda é incluído no filme a cena real do Draft da NFL de 2009 onde Michael Oher é escolhido na 1ª rodada pelo Baltimore Ravens. Algumas imagens reais e do filme são mostradas nos créditos. Desde as fotos do verdadeiro Michael, como também da família de Anne. Simplesmente espetacular!

Nota: 9.5/10

Veja o trailer do filme no vídeo abaixo:

4 comentários:

  1. Simplesmente lindooooo!!

    ResponderExcluir
  2. Este filme é bom. Pessoalmente desfrutei muito deste filme pelo bom enredo e narrativa. Realmente vale a pena todo o trabalho que a produçã fez, cada detalhe faz que seja um grande filme. É um dos filmes de drama mais interessantes do diretor John Lee Hancock além do filme sobre a história McDonalds que ele estrenou no ano passado . Você já viu também? Vale muito à pena, é um dos melhores do seu gênero. Além, tem pontos extras por ser uma historia criativa. Se vocês são amantes do trabalho desse diretor este é um filme que não devem deixar de ver.

    ResponderExcluir