terça-feira, 23 de maio de 2017

O PACTO (2011)


O Pacto é um filme norte-americano de 2011, dirigido por Roger Donaldson, e estrelado por Nicolas Cage, Guy Pearce e January Jones. O longa conta a história de um casal, cuja mulher é estuprada e espancada. E o marido aceita a ajuda de um homem misterioso, para acertar as contas com o responsável pelo sofrimento de sua esposa, em troca de um favor no futuro. O que eleva a diversos acontecimentos inusitados que podem colocar a vida de terceiros em risco. 

Atenção spoilers! 

Will (Nicolas Cage) é um professor que vive feliz com sua esposa Laura (January Jones), até que em uma noite, Laura é estuprada e espancada por um maníaco, deixando-a quase morta. Esse acontecimento causou trauma tanto pra ela como pra seu marido. No hospital enquanto sua mulher está internada, Will é abordado por um homem, que atende pelo nome de Simon (Guy Pearce), que diz fazer parte de uma organização que lida com sujeitos delinquentes, como o estuprador da esposa de Will. Simon oferece a Will a chance de se vingar, pois não podia confiar com a decisão da justiça, que é um processo lento e nada garantido. Sem falar, que o estuprador pode a qualquer momento fazer o mesmo com outra pessoa, assim Simon convence Will com sua oferta. Mas, em troca, Will terá que fazer um favor pra eles no futuro. Will e Laura retornam pra casa, e ela ainda estava traumatizada com tudo que aconteceu, porém, ela não sabe sobre o acordo que Will fez. 

A promessa é cumprida, e o agressor é morto e as fotos do cadáver são enviadas a Will que fica horrorizado ao vê-lo. Will dá a notícia a Laura, mas não conta a verdade do fato. Mesmo assim, Laura não fica tranquila e quer aprender a atirar para se defender contra qualquer outro perigo que lhe possa acontecer. Enfim, chega o dia da cobrança, Will é contatado por Simon e entrega pra ele algumas fotos de pessoas que ele tem que seguir e seguir as instruções por telefone. Will acha que fazendo isso, paga sua dívida com Simon. Mas se engana, pois ele precisaria fazer mais um favor: matar um homem que segundo Simon também é um estuprador. 

Will não faz o que eles pedem e isso deixa Simon furioso! Membros da organização passam a perseguir Will, até mesmo entrando em sua casa. Com medo de que possa acontecer algo com ele e sua esposa, ele tenta fazer o que lhe mandaram, porém Will não mata o homem, mas este caiu de cima da passarela ao tentar jogar a bicicleta contra Will. Ele chega a fugir do local, mas a policia o encontra e o prende por assassinato de um jornalista. Confuso, Will tenta se explicar, mas nada na sua história justifica a enrascada que se meteu. Mas, para a surpresa de Will e de todos, um investigador que estava lhe fazendo perguntas diz um código: "Coelho faminto salta". Isso é dito por todos os membros da organização de Simon, assim Will percebe que aquele investigador também faz parte da organização, e ele acaba soltando Will para que este possa fugir, senão acabaria morto.

Perseguido pela polícia, Will tenta de toda forma se esconder, mas Simon também está no seu encalço. Ele finalmente conta tudo pra esposa, que passa a ajudá-lo a sair dessa encrenca. Usando de esperteza, Will investiga as ações da misteriosa organização e descobre provas contra Simon. Em um jogo de gato e rato, Will e Simon se esbarram em vários momentos do filme, pois Will quer se livrar da enrascada que se meteu e do cafajeste que o incriminou propositalmente. Mas sem imaginar as novas surpresas que ainda o esperava.

O Pacto não foi um filme bem elogiado pela crítica especializada, mas na minha humilde opinião foi um bom filme de suspense com cenas de ação. Nicolas Cage não está em seu melhor desempenho, mas atuou bem e mostrou fazer um bom trabalho ao lado do diretor Roger Donaldson. O filme pode ter lá seus defeitos, mas prende a atenção de uma forma proposital em meio aos eventos que nele acontece. 


NOTA: 6,5/10

Veja o trailer do filme no vídeo abaixo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário