sexta-feira, 5 de maio de 2017

DOCE VINGANÇA


Já viu algum filme que existem cenas brutais que vai ao extremo? Existem muitos, mas um dos mais conhecidos é o filme Doce Vingança. O filme conta a história de uma jovem que foi estuprada por vários homens, mas que sobrevive. A partir daí ela se concentra para uma terrível vingança contra seus agressores. Dirigido por Steven R. Monroe, e estrelado por Sarah Butler, Doce Vingança veio somente para aqueles que tem estômago forte! Sim, se você é sensível à cenas de tortura, esse não é filme pra você. É interessante que Doce Vingança é um remake de um filme de 1978 intitulado no Brasil como A Vingança de Jennifer, que traz também a mesma temática. 

O filme conta a história de uma linda jovem escritora, Jennifer Hills, interpretada por Sarah Butler. Ela aluga uma casa no campo, local calmo e longe da cidade, para lhe servir de inspiração para a escrita de seu novo livro. Jennifer não estava sozinha, antes mesmo de chegar a casa, ela para em um posto de gasolina e conhece quatro homens, caipiras, e pelo jeito nada amigáveis. Era nessa hora que Jennifer deveria dar meia volta e ir embora, mas demonstrando ser inocente resolve permanecer ali. 


Já na casa que alugou, lá está ela relaxando, fumando, tomando bebida alcoólica e escrevendo seu livro, Jennifer parece que não se importa em ficar naquele lugar sozinha, quando outros já perceberam sua chegada. Ela é meio burrinha e desastrada chegando até mesmo a derrubar o celular na privada, danificando-o. Mas ainda assim comete a burrice de ficar no chalé ao invés de ir embora, pelo menos consertar ou comprar um novo celular.

Jennifer não imaginava que sua estada naquele lugar, seria palco de um terrível pesadelo para ela, os caipiras que ela conheceu no posto de gasolina chegam durante a calada da noite na casa e passam a torturá-la psicologicamente até abusá-la. Johnny, interpretado pelo ator Jeff Branson, acredita que Jennifer é apenas uma das "putinhas da cidade" que veio ao campo atrás de sexo ou algo do tipo, por isso ele insiste para que Jennifer se entregue. Em meio ao desespero, Jennifer tenta lutar, mas sem êxito. Ela é abusada sexualmente pela turma. 


A atuação de Sarah Butler não foi bem vista por alguns críticos, porém, outros a consideraram melhor do que Camille Keaton, a atriz que interpretou Jennifer no filme original. No entanto, o filme consegue repassar tensão e agonia. O espectador sente muita pena dela. É mais revoltante ainda a cena em que Jennifer consegue escapar e correndo pela floresta, ela encontra o xerife Storch, interpretado aqui por Andrew Howard, ao invés do oficial ajudar a moça, ele se une a turma para estuprar Jennifer sem dó nem piedade. Cenas novas de estupro acontecem de novo, só que mais fortes e revoltantes. Depois de abusarem da moça, os agressores tentam matá-la para por um fim na "diversão". Mas Jennifer cai num lago, e inexplicavelmente desaparece por mais de um mês. Os caipiras junto ao xerife acreditam que Jennifer morreu. 

Porém, esse desaparecimento de Jennifer não tem explicação e nem lógica alguma. Primeiro, pare pra pensar: onde ela se escondeu? Voltou pra cidade? Se for assim, como explicar o retorno dela ao campo, sem polícia, sem a família sem nada? Segundo, se ela ficou escondida ali nas redondezas, os caipiras com certeza a teria encontrando, já que conhecem o local como a palma da mão. Por isso não há explicação para esse sumiço. E sem dúvida foi o maior furo do filme!


O que o filme quer trazer a partir daí, é aquilo que todos já esperam: a vingança! Jennifer passou o tempo em que estava "sumida" planejando se vingar de seus agressores. Se você que até então achava que a cena do estupro era a parte mais brutal do filme, se enganou. Jennifer traz consigo uma fúria maligna, pois o que era aquela garota inocente, simpática e gentil, se torna agora uma cruel, sádica e vingativa mulher que não medirá esforços para torturar e matar seus agressores da forma mais brutal que se possa imaginar!


Cenas brutais acontecem em sequência. Os agressores sofrem o dobro daquilo que Jennifer sofreu na mão deles. É intrigante e ao mesmo tempo curioso que na hora da vingança o espectador sente prazer em ver aqueles homens pagando pelo que fizeram. O filme desperta de certo modo, o nosso sentimento sádico em ver o sofrimento daqueles que merecem. Estupradores, pedófilos, assassinos, entre outros, todos querem ver esses tipos de pessoas na pior. E Doce Vingança consegue despertar esse sentimento que nós temos. Todavia, não estou aqui incentivando a violência, ou que praticá-la para fazer justiça com as próprias mãos seja correto. 

Doce Vingança é um daqueles filmes de horror pra poucos, e também é daqueles que já sabemos tudo que irá acontecer, sem se preocupar com spoilers, exceto quando alguém vai dizer como a cena acontece. Como já dito antes, pessoas sensíveis não irão conseguir ver até o final, se conseguir com certeza em vários momentos da obra, a pessoa desviará o olhar para não ver aquilo que seus olhos não aguentam. Mesmo com suas falhas no roteiro, o filme cumpre aquilo que promete que é entre outras coisas, impressionar o público.

Nota: 7,8/10

Veja também: Doce Vingança 2 e Doce Vingança 3 

Veja o trailer do filme no vídeo abaixo:

2 comentários: